Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia na educação: um estudo exploratório sobre o perfil virtual de alunos do ensino médio técnico
Autor(es): Linares, Maikel
Primeiro Orientador: Lopes, Celi Espasandin
Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa foi o de conhecer se: do ponto de vista dos alunos há uma ineficiência da utilização de dados e informações fornecidas por eles em suas buscas em ambientes virtuais. Quais evidências sobre a utilização do perfil virtual como um facilitador na obtenção do conhecimento emergem a partir da narrativa de estudantes? Utilizando para tanto seus perfis e apresentar a opinião dos alunos sobre, se eles entendem que quando as pesquisas virtuais sobre os dados sobre suas áreas de interesse e apontamentos levando a percepção de um vício tornando assim um escravo tecnológico, gerando dificuldades em conseguir um conhecimento mais amplo. O procedimento metodológico dessa investigação se configurou numa pesquisa que utilizou elementos qualitativos de cunho exploratório, este método foi escolhido por se adequar ao estudo de caso, buscou-se compreender uma realidade particular no universo de uma escola técnica de Ensino Médio Técnico, com a participação de 75 alunos, com idade entre 15 a 64 anos, como uma representação da rede pública estadual de ensino, ou seja, uma unidade dentro do sistema maior, optou-se por trabalhar com duas abordagens diferentes, uma de caráter empírico: conforme assinalado acima, verificando, mediante a pesquisa qualitativa e, qual a visão dos alunos sobre uma ineficiência da utilização de dados e informações fornecidas por eles em suas buscas em ambientes virtuais, utilizando para tanto seus perfis e se eles entendem que quando as pesquisas virtuais sobre os dados sobre suas áreas de interesse e apontamentos levam a uma busca virtual com “cabresto” ou escravo tecnológico, gerando dificuldades em conseguir um conhecimento mais amplo, e conhecer quais as informações que propiciariam uma melhor forma de aprendizagem individualizada, a outra, bibliográfica: análise de documentos produzidos em ambientes virtuais no tocante ao uso da computação cognitiva na educação: amparo legal na Constituição Brasileira, no Plano Nacional de Educação e o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação, os dados oriundos dos questionários respondidos pelos alunos, foram tabulados e os resultados apresentados contextualizando a atual utilização por parte dos alunos na internet. Observou-se por meio deste trabalho que os alunos apesar de estarem sempre conectados de alguma forma, que sua compreensão sobre a realização de pesquisas no ambiente virtual pode ser considerada mediana, uma vez que parte desconhece temas básicos como os riscos de inserção de seus dados pessoais e de pesquisa como meio de alimentar bases de dados, a conclusão obtida contudo aponta que ponto de vista dos alunos há uma ineficiência da utilização de dados e informações fornecidas por eles em suas buscas em ambientes virtuais, mesmo quando utilizam para tanto seus perfis virtuais e ainda na opinião dos mesmos, eles entendem que quando realizam as pesquisas virtuais sobre os temas de suas áreas de interesse ou apontamentos, esta os levam a uma gama de informações semelhantes, gerando dificuldades em conseguir um conhecimento mais amplo.
Abstract: The object of study of this research was to know if: from the students' point of view there is an inefficiency in the use of data and information provided by them in their searches in virtual environments. What evidence about the use of the virtual profile as a facilitator in obtaining knowledge emerges from the students' narrative? Using both their profiles and presenting the students' opinion on, whether they understand that when the virtual research on data on their areas of interest and notes leading to the perception of an addiction thus becoming a technological slave, generating difficulties in obtaining more knowledge broad. The methodological procedure of this investigation was configured in a research that used qualitative elements of an exploratory nature, this method was chosen because it fits the case study, it sought to understand a particular reality in the universe of a technical school of Technical High School, with the participation of 75 students, aged 15 to 64 years, as a representation of the state public school system, that is, a unit within the larger system, we chose to work with two different approaches, one of an empirical character: as noted above , verifying, through the qualitative research and, what the students view about an inefficiency in the use of data and information provided by them in their searches in virtual environments, using their profiles for that purpose and if they understand that when the virtual researches on the data about their areas of interest and notes lead to a virtual search with “halter” or technological slave creating difficulties in obtaining a broader knowledge, and knowing which information would provide a better form of individualized learning, the other, bibliographic: analysis of documents produced in virtual environments regarding the use of cognitive computing in education: legal protection in the Brazilian Constitution, in the National Education Plan and the use of Communication and Information Technologies, the data from questionnaires answered by students, were tabulated and the results presented contextualizing the current use by students on the internet. It was observed through this work that the students, despite being always connected in some way, that their understanding of conducting research in the virtual environment can be considered average, since part of them ignores basic themes such as the risks of entering their data personal and research as a means of feeding databases, the conclusion obtained however points out that from the students' point of view there is an inefficiency in the use of data and information provided by them in their searches in virtual environments, even when they use their virtual profiles for this purpose. and even in their opinion, they understand that when they conduct virtual research on the themes of their areas of interest or notes, it takes them to a range of similar information, creating difficulties in gaining a broader knowledge.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino técnico
Educação virtual - Perfil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação
Citação: LINARES, Maikel. Tecnologia na educação: um estudo exploratório sobre o perfil virtual de alunos do ensino médio técnico. Orientadora: Profa. Dra. Celi Espasandin Lopes. 2020. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1085
Data do documento: 28-Fev-2020
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