Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
Autor(es): Oliveira, Moysés Romero Borges
Primeiro Orientador: Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possibilidade de educação estética, a partir do projeto “Fotografar a Escola”, um processo educativo que considera a arte fotográfica como um fenômeno desencadeador da experiência formativa. Elege-se, como problema, o sentido e o significado da fotografia produzida pelas alunas no processo de formação de professores, do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. A pergunta-norteadora é: É possível, através das lentes fotográficas, o desencadeamento da experiência formativa? A hipótese deste estudo vincula-se à percepção de que a estética é uma experiência formativa, no processo de emancipação e autonomia do sujeito. O referencial teórico adotado, em Freire e Adorno, fundamentam a hipótese. O grande desafio, na obra de Adorno, é a percepção da Educação e da Arte, como modos de rompimento com a alienação decorrente da indústria cultural, visando a emancipação do individuo. Em Freire, o desafio associa-se à percepção da estética como forma de justiça entre os homens, à autonomia do sujeito. Os objetivos deste trabalho são: compreender a experiência formativa através das imagens - as fotografias – e das palavras - o texto; compreender a influência da massificação, imposta pela indústria cultural, na formação das alunas; analisar o referencial da trajetória que essas alunas têm. A análise documental é o procedimento adotado para a coleta de dados. Adota-se o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer, para analisar e interpretar os dados. O material analisado e interpretado são as fotografias e os relatos autobiográficos, tratados neste estudo, como a documentação produzida pelas alunas do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. Nesse sentido, a fotografia é adotada, neste estudo, em dois níveis: como método de pesquisa e como linguagem no processo de formação de professores. Os resultados associam-se à percepção de que a utilização da fotografia é relevante como fenômeno de construção da trajetória formativa do aluno. Ainda, a experiência com a fotografia é um elemento transformador, de reconhecimento da identidade do professor, como resistência à estética da indústria cultural, caminhando em direção à recriação da autonomia e da emancipação, oriundas da narrativa da própria história
Abstract: This paper presents a study about the possibility of an aesthetical education from the project “To take a School through photographical eyes, an educational process that regards photography as an initiate of the Formative Experience. It was elected as a problem: The meaning and the significance of photography produced by the students who are in the teacher’s formation process – high school. A guiding question has been established: Is it possible through the camera lens to initiate the formative experience? Our hypothesis is linked to the perception that aesthetic is a Formative Experience in the emancipation and autonomy process of the individual. The big challenge in the Adorno’s work is Education and Art as a way that breaks with the alienation, as consequence from the cultural industry, in Freire the aesthetic is a form of justice among men. The adopted theoretical framework, in Freire and Adorno, is related to the presence of art aiming the individual’s educational freedom, humanization, autonomy and emancipation. The research’s aims are 1) to understand the formative experience through images in the pictures and through words in the text; 2) to comprehend the influence of the mass imposed by the cultural industry in the students’ formation and 3) to analyze the reference of the student’s trajectory. The documental analysis is the procedure adopted for data collection. Theoretically speaking, the research is based on the hermeneutic approach, bearing on mind Gadamer’s perspective, to analyze and to interpret the collected data. The analyzed material, which means the photographs and autobiographical reports, this study treated as documents produced by students from the teaching method in high school. In this sense, the photograph is taken - in this study – at two levels: as a research method and as the language in the teachers’ education process. The results present photograph as the construction of the formative history of students, a transforming element of the teacher’s gaze, as recognition of their identity and appreciation of their choices, such as resistance to the aesthetic of cultural industry and recreation of autonomy and emancipation as a result of the narrative of their history
Palavras-chave: Formação docente
Narrativa
Educação Estética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/169
Data do documento: 4-Out-2011
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