Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de formação do professor de educação física: sua contribuição para a educação inclusiva
Autor(es): Mattos, Lara Azevedo
Primeiro Orientador: Machado, Edileine Vieira
Resumo: A dissertação a seguir apresenta como tema a contribuição das políticas públicas de formação do professor de Educação Física para a educação inclusiva, de acordo com o novo paradigma da educação nacional desde então. O objeto de estudo tratado são os documentos oficiais relativos à formação do professor de Educação Física face à política de inclusão diante da garantia, de forma legal, do atendimento escolar para os alunos com necessidades especiais em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino, em classes regulares. A pesquisa tem como objetivo, avaliar se a política de formação do professor de Educação Física o capacita a trabalhar com o aluno com necessidades especiais na educação inclusiva. As políticas públicas de formação deveriam assegurar este atendimento educacional por parte do professor. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração do trabalho basearam-se em pesquisa nos documentos oficiais e em referenciais teóricos da área da educação inclusiva que retratam a sua influência no processo educacional do Brasil e dos demais países. A princípio, pela observação do comportamento de alunos com deficiência visual durante atividades desportivas na universidade ao qual leciono, este tipo específico de deficiência se torna por muito tempo, alvo dos meus estudos e pesquisas. Após conversa com a orientadora, leituras e estudos, optamos por considerar os alunos com necessidades educacionais especiais de uma forma geral dando continuidade à busca por informações da área através do uso do computador, em sites oficiais do governo, e livros afins. Estes documentos nos indicam que as políticas públicas asseguram o atendimento educacional aos alunos com necessidades especiais em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino, na classe regular. A disciplina de educação especial também encontra-se no currículo dos professores de Educação Física, a fim de capacitá-los para o devido atendimento. Contudo, o caráter biológico da Educação Física, a falta de adequação e a má vontade política, entre outros, ainda são fatores que predispõe ao insucesso da educação inclusiva.
Abstract: The following dissertation has as its theme the contribution of state policies towards the training of Physical Education Teachers aiming at inclusive education, in accordance with the current new national educational paradigm. This study focuses on official documents concerning the training of Physical Education teachers, bearing in mind the policy of inclusion, which ensures, in general terms, school assistance for special needs students at all levels, stages and types of education and teaching in regular classes. The aim of this research is to evaluate whether the training given to Physical Education teachers enables them to work with special needs students in inclusive education. State policies regarding this training should guarantee such educational assistance on the part of the teacher. The methodological procedures adopted in the elaboration of this work are based on research/studies of official documents and on the theoretical guidelines in the area of inclusive education that deals with its influence in the educational process of Brazil and other countries. Observing the behavior of students with visual impairment during sports activities, at the university where I teach, has become the key element in my studies and research. After talking to my tutor, reading about and studying the subject, I have opted to consider the special needs students as a general group while continuing the search for information on this topic on the Internet, on official government sites and in related books. These documents have shown us that state policies guarantee educational assistance to special needs students at all levels, stages and in all types of education and teaching in regular classes. The discipline of Special Education is part of the Physical Education Curriculum to provide teachers with tools to assist special needs students adequately. However, the biological aspect of Physical Education, the lack of infra-structure at schools and lack of political will, among other factors, are still deciding factors that make Inclusive Education unsuccessful.
Palavras-chave: Políticas públicas de educação
Inclusão
Formação do professor de Educação Física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós- Graduação Mestrado em Educação
Citação: MATTOS, Lara Azevedo. Políticas públicas de formação do professor de educação física: sua contribuição para a educação inclusiva. Orientadora: Profa. Dra. Edileine Vieira Machado. 2006. 122f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo. 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1692
Data do documento: 20-Out-2006
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