Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: De não-professor a professor: uma reflexão sobre a construção da identidade profissional de professores de cursos superiores de formação tecnológica
Autor(es): Toledo, Rodrigo
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de construção da identidade profissional de professores de Cursos Superiores de Formação Tecnológica. Cunhou-se o termo não-professor para designar os profissionais que são desafiados a constituir uma identidade profissional docente para a qual, em tese, não receberam formação específica. Por diferentes motivos, foram selecionados sete participantes que atuavam em Instituições de Ensino Superior privadas, da cidade de São Paulo. Empregou-se como procedimento de coleta de informações a escrita de uma carta com um conjunto de recomendações a um professor iniciante, cuja análise do discurso buscou fundamentação na metodologia de pesquisa qualitativa. A análise dos dados se pautou em autores como Castells (1999), Dejours (1999), Dubar (2009), Furlanetto (2003), Lessard e Tardif (2009), dentre outros. Os resultados indicaram que um modo de identificação forte para os participantes é com a figura do gestor, tal como os gestores de organizações empresariais, que é o que lhes confere atribuição e pertença no exercício da docência. Diante de tal descoberta, pode-se afirmar que assistimos ao surgimento de uma nova modalidade de docente, que carece de maior atenção das políticas educacionais e das Instituições de Ensino Superior que oferecem Cursos Superiores de Formação Tecnológica
Abstract: The objective of this research is to analyze the building process of technology college teacher’s professional identity. One coined the expression “non-teacher” to design the professionals that are challenged to build a teaching professional identity to which, in thesis, didn’t receive specific training. For different reasons, 7 participants that lecture in Private Colleges Institutions at São Paulo city were selected. As gathering information procedure it was applied letter writing with a set of recommendation to a newcomer teacher, whose analyses discourse tried to be based upon quality research methodology. The data analyses was guided by authors like Castells (1999); Dejours (1999); Dubar (2009); Furlanetto (2003); Tardif and Lessard (2009), among others. The results indicate that a strong identification figure to the participants is the director or supervisor, such as managers of business organizations, which allows attribution and belonging in the teaching exercise. In front of this discovery, it is possible to confirm that we are looking at the beginning of a new teaching way that needs more attention from education policies and the College Institutions that offers technologic degree
Palavras-chave: Formação de professores
Identidade profissional
Cursos Superiores de Formação Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/171
Data do documento: 30-Nov-2011
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