Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Ação supervisora na educação básica: um estudo sobre o lugar do supervisor escolar nos processos formativos da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo
Autor(es): Salmaso, José Luís
Primeiro Orientador: Almeida, Júlio Gomes
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a atuação do supervisor escolar no sistema municipal de educação da cidade de São Paulo. O seu objetivo foi compreender o lugar que este profissional ocupa nesse sistema de ensino. O motivo para sua realização relaciona-se com a necessidade de compreender porque o supervisor escolar, embora seja um dos quadros mais experientes da rede municipal, geralmente com boa formação acadêmica e sólida experiência profissional, frequentemente é colocado à margem da formulação dos processos formativos que se estabelecem nesse sistema. Para realização da pesquisa optei pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados análise bibliográfica e documental feita por meio da legislação e das normas que organizam a estrutura e funcionamento do sistema estudado e da revisão de literatura sobre as noções de supervisão, supervisão escolar, conhecimento, processos formativos, sistema educacional, entre outros. Para isso recorri a diversos autores entre os quais destaco Saviani (2006), Cortela (2000), Alarcão (2003) e Pineau (2010). Os dados coletados por meio da análise bibliográfica foram completados pela reflexão sobre a própria prática e entrevistas semiestruturadas com educadores que atuaram ou atuam como supervisores escolares no referido sistema. A pesquisa aponta que os supervisores têm ocupado lugares diferentes nos processos formativos que se desenvolvem no sistema municipal de educação. Este lugar tem dependido da afinidade pessoal do supervisor com a administração de cada momento. Tal situação permite inferir que no sistema estudado as políticas desenvolvidas têm se caracterizado mais como políticas de governos que políticas de estado
Abstract: This research had as study object the role of the school supervisor in the municipal educational system of the City of São Paulo. Its objective was to understand the place this professional occupies in this system. The reason for its doing relates to the need of understanding why the school supervisor, in spite of being one of the most experienced professionals in the municipal system and, usually, with the best academic backgrounds, is frequently put aside of the formulation of educational procedures which are established in this system. For the execution of this research, I chose a qualitative approach, and as data gathering procedure, the documental and bibliographical analysis done through means of legislation and the norms which organize the structure and behavior of the studied system and of the revision of literature about the notions of supervision, school supervision, knowledge, formative procedures, educational system, among others. Thereunto I resorted to several authors, amongst which I highlight Saviani (2006), Cortela (2000), Alarcão (2003) and Pineau (2010). The data gathered through bibliographical analysis was completed by the reflexing on the practice itself and through semistructured interviews with educators who acted or act as supervisors in the aforementioned system. The research points out supervisors have occupied different places in the formative procedures which are developed in the municipal system of education. This place had relied on the supervisor personal affinity with the current administration. Such condition allows us to conclude that, in the studied system, the developed policies have been more of floating government policies than permanent estate policies.
Palavras-chave: Supervisor escolar
Educação pública
Sistema
Escola
Processos formativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de são Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/179
Data do documento: 9-Ago-2011
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