Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/182
Tipo: Dissertação
Título: Escola de tempo integral: da convenção à participação
Autor(es): Vetorazzi, Nilcéia Gomes
Primeiro Orientador: Meneses, João Gualberto de Carvalho
Resumo: O presente estudo analisa a proposta de implantação, iniciada em 2007, da escola de tempo integral da rede pública municipal de São José dos Campos – SP, mediante avaliação do trabalho realizado em uma das suas unidades escolares, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacyra Vieira Baracho, que aderiu à proposta em 2009. Valendo-se de três instrumentos básicos para o levantamento das informações: análise documental, entrevistas e observações, o estudo procurou investigar em que medida a proposta curricular de uma escola de jornada ampliada atende à formação dos educandos e às necessidades da comunidade em que se insere. O ponto de partida da pesquisa foi o contexto político e a realidade da educação e da escola. Os resultados do estudo demonstraram que a escola pública de tempo integral só poderá ser universalizada com o enfrentamento das questões mais elementares do sistema de ensino, que estão por serem resolvidas, tais como as condições físicas e materiais das escolas, salários dignos para os professores e formação profissional.
Abstract: This study examines the full-time school implementation proposal started in 2007 by the Public Schools of São José dos Campos - SP. The Jacyra Vieira Baracho Elementary School follows this proposal since 2009 and was chosen as a case study. The goal is to measure the impact of the full-time school on both students and the related community needs using the following tools: documental analysis, interviews and on-site observations. The research starting points are the political context and the education and the school realities.The results show that the following aspects need improvements in order to facilitate the full-time public schools implementation: school structure and didatic materials, teacher salaries and teacher trainings
Palavras-chave: Escola de tempo integral
Participação da comunidade
Qualidade da escola pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/182
Data do documento: 7-Jun-2011
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Nilcéia Gomes Vetorazzi.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.