Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/184
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: o olhar dos assistentes técnicos pedagógicos sobre os programas de formação continuada propostos pela Secretaria de Estado de Educação no período 2002/2006
Autor(es): Brancaglion, Sonia Maria
Primeiro Orientador: Almeida, Júlio Gomes de
Resumo: Com este trabalho busquei compreender o olhar dos Assistentes Técnicos Pedagógicos que atuaram no Programa de Formação da Secretaria de Estado da Educação, no período de 2002 a 2006, sobre esse programa de formação. Estudar o olhar destes profissionais sobre esse programa foi uma maneira de compreender o lugar que ocupei enquanto Assistente Técnico Pedagógico em uma Diretoria de Ensino do sistema estadual de educação paulista. Para realização deste trabalho adotei uma abordagem qualitativa de pesquisa e como instrumento de coleta de dados a análise documental, feita por meio de uma revisão da literatura sobre a questão da formação nas ultimas décadas. Neste sentido busquei apoio em Tardif (2002) Nóvoa (2002) Furlaneto (2003) Josso (2004) Schon (2004) entre outros. Analisei também documentos e textos legais que orientaram a organização e desenvolvimento dos cursos que compuseram o Programa de Formação estudado. Além da análise documental recorri à reflexão sobre a minha prática e à experiência de colegas que, como eu, também exerceram essa função em uma Diretoria de Ensino, no período estudado. O desenvolvimento do trabalho contribuiu para a reflexão sobre o lugar que ocupei enquanto Assistente Técnico Pedagógico no Programa de Formação Continuada e também como outros educadores que estiveram envolvidos neste processo viram a sua atuação. Desta forma, acredito que este trabalho pode constituir-se em contribuição importante para gestores, professores, pesquisadores e pessoas interessadas na questão formação de professores de maneira geral e, particularmente, no sistema estadual de ensino, na medida em que disponibiliza conhecimento sobre esses temas
Abstract: With this work I tried to understand the point of view of the Technicians who worked on Pedagogical Training Program of the Ministry of Education, in the period 2002 to 2006, on this training program. Studying the point of view of these professionals on this program was a way to understand the place that I took while as a Teaching Assistant Technical Board of Education of the state system of education in São Paulo. For this study, I adopted a qualitative approach and as an instrument to collect data to document analysis, done through a literature review on the issue of training in recent decades. In this sense I sought support in Tardif (2002) Nóvoa (2002) Furlaneto (2003) Josso (2004) Schon (2004) among others. I also analyzed documents and legal texts that guided the organization and development of courses that made up the training program studied. Besides the document analysis resorted to reflection on my practice and experience of colleagues who, like me, also played this role in a Board of Education during the study period. The development of the work contributed to the debate about the place that I occupied as a Technical Assistant in the Educational Program of Continuing Education as well as other educators who were involved in this process saw their performance. Thus, I believe this work can constitute an important contribution to managers, teachers, researchers and people interested about teacher education generally and particularly in the state system of education, as it provides knowledge on these topics .
Palavras-chave: Educação
Formação continuada
Programa de formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Edcuação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/184
Data do documento: 15-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sonia Brancaglion.pdf605.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.