Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Tipo: Dissertação
Título: Demandas e competências nas práticas docentes no curso de administração de empresas: bacharelado
Autor(es): Conti, Sérgio L
Primeiro Orientador: Meneses, João Gualberto de Carvalho
Resumo: Considerando-se a importância da formação do professor dos cursos de Graduação em Administração de Empresas - Bacharelado e, levando-se em conta o aumento no número de vagas ofertadas para o curso nas últimas três décadas, o presente trabalho busca demonstrar “se” e “como” os professores de um determinado Centro Universitário vêm preparando-se para atender as competências exigidas para tal função. Diante do exposto o estudo tem por objetivos compreender os processos de construção das práticas dos professores do curso de Administração de Empresas, e desvelar os critérios sob os quais os professores planejam e executam suas ações pedagógicas. Em um contexto onde a formação para a docência no ensino superior está alicerçada na pesquisa e, considerando os dispositivos da Resolução CNE nº 4 de 2005 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Administração - Bacharelado, o presente estudo tem como hipóteses verificar “se” e “como” as Instituições de Ensino Superior e os próprios professores têm procurado adequar-se a essa demanda e, por outro lado, tomando como pano de fundo o cenário da crise econômica internacional, verificar as demandas e competências que surgem como desafios para os docentes da área em questão, exigindo mobilização para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a atuação efetiva no contexto da contemporaneidade. O estudo envolveu trinta professores do curso de Administração – Bacharelado de uma instituição de ensino superior da cidade de São Paulo, cujo nome será mantido em sigilo, e neste trabalho recebeu o nome de Centro Universitário ALFA, sendo o mesmo realizado em 2010. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que os professores têm dificuldades em organizar seu trabalho pedagógico, considerando-se que metade dos pesquisados desconhecem os principais documentos do curso, que são o Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Além disso, verificou-se que há pouco critério na condução das ações dos professores e no planejamento e execução das ações pedagógicas. Um aspecto positivo observado aponta que dois terços dos professores afirmaram participarem de cursos para formação docente. No contexto da crise financeira internacional, apenas um terço dos professores afirmaram que sua postura em sala de aula foi afetada e, a metade dos professores apontaram que não tiveram suas estratégias de aula modificadas. A pesquisa apontou ainda que, diante da crise, a iniciativa para as discussões relativas ao fenômeno foi do professor. Configurando-se o problema exposto no presente trabalho, a opção metodológica foi a realização de uma pesquisa qualitativa, realizando-se entrevistas com os professores do Centro Universitário ALFA para que as hipóteses formuladas pudessem ser comprovadas ou não.
Abstract: Considering the importance of training teachers of undergraduate courses in Business Administration and, taking into account the increase in the number of places offered for the course for the last three decades, this paper seeks to show "whether” and “how "teachers of a particular University Center has been preparing themsilves to meet the requeriments to role this function. Given what has been stated the study aims to understand the processes of construction practices of professors of business administration and reveal the criteria by which them plan and execute their pedagogical actions. In a context in which training for teaching in higher education is grounded in research and considering the what is requered According to CNE No. 4 of 2005 which established the National Curriculum Guidelines for the Management course, this study has the chance to verify “whether” and "as" Institutions of Higher Education and their teachers have been sought to comply suit demand and on the other hand, taking as background the demands and responsabilities of international economic scenarios, as well as the challenges arise for teachers on this metter, requiring mobilization for the development of teaching strategies for effective action in the contemporary context. The study involved thirty professors of Administration - Bachelor Degral from an institution of higher learning in São Paulo, whose’s names will be kept confidential, and the work is called ALFA University Center and was held in 2010. In the rescarch, it was concluded that teachers have difficulties in organizing their educational material, since half of them are unaware of the principal documents of the course, which is the Education Programme of the Course and Institutional Development Plan. Besides, it was found that there is little criteria in the conduct, on the actions of teachers and the planning, and implementation of pedagogical actions. A positive aspect was that two thirds of teachers said they participate in training courses for teachers. In the context of international financial crisis, only a third of teachers said their stance in the classroom was affected and half of the teachers pointed out that had not changed their lesson strategies. The research showed also that the initiative before the crisis to the discussions about the phenomenon was the teacher. Setting up the problem, is presented in this work, the methodological choice is conducting a qualitative research, and interviews were conducted with teachers of the University Center for ALFA which hypotheses could be proven or not
Palavras-chave: Formação de professores
Competência docente
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/185
Data do documento: 17-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sérgio Luis Conti.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.