Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A formação dos formadores: uma análise do processo formativo
Autor(es): Statonato, Soraia Calderoni
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de formação profissional de professores coordenadores de oficinas pedagógicas (PCOP), os quais desenvolvem práticas de formação continuada no contexto de um programa do governo estadual de São Paulo – o Programa Ler e Escrever. Nesta perspectiva, buscamos compreender como os professores coordenadores das oficinas pedagógicas se tornaram formadores; verificar qual é o papel do professor coordenador da oficina pedagógica, na percepção desses professores; identificar que formação os professores coordenadores das oficinas pedagógicas receberam da Secretaria Estadual de Educação para se tornarem formadores e averiguar como os estes vêem a formação que recebem da SEESP para atuarem como formadores. A justificativa para esta pesquisa decorre do entendimento de que a exigência de um novo papel de professor não pode ser ignorada pelos profissionais que formam professores. Cada vez mais profissionais da educação são absorvidos pelas demandas de formação continuada de professores. Progressivamente, técnicos das secretarias de educação, diretores de escola, coordenadores das oficinas pedagógicas e professores passaram a assumir a formação de professores como uma de suas tarefas principais. Visando atingir o objetivo desta pesquisa, foram convidados cinco formadores atuantes em diferentes diretorias de ensino, com a função de professores coordenadores de oficinas pedagógicas, para responder a um questionário. Nele, esses profissionais discorreram sobre a relação entre o ser professor e o ser formador, o papel profissional que vêm desenvolvendo, a formação que recebem da Secretaria Estadual de Educação para se tornarem formadores e como vêem a formação que recebem no exercício dessas funções. O trabalho fundamentou-se teoricamente nas contribuições dos seguintes autores: Tardif (2004, 2002, 1999), Furlanetto (2003), Pimenta (1999), Nóvoa (1992) e Gilles Ferry (2004), dentre outros. Para a análise dos dados, adotamos os princípios da investigação qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1994). Os resultados obtidos indicam que o principal motivo que conduziu os PCOPs ao exercício de sua função está vinculado ao reconhecimento profissional. Em suas atribuições cotidianas, nas Oficinas Pedagógicas, os "fazeres e saberes" aparecem como caminhos paralelos em seus processos de formação. No que se refere à formação propiciada pelo PROGRAMA LER E ESCREVER, nota-se, por uma série de contingências, uma prática reprodutivista – Técnico CENP para PCOP, PCOP para PC e PC para professores. Além disso, ainda que os professores coordenadores das oficinas pedagógicas considerem que a formação da SEE lhes dá subsídio prático e teórico, acreditamos que a formação dos PCOPs pouco contribui para que eles consigam desenvolver, junto aos PCs das escolas, um trabalho efetivo para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico nelas desenvolvido.
Abstract: The aim of this work is to analyze the education process of Professores Coordenadores de Oficina Pedagógica – PCOP (Pedagogical Workshop Teacher-coordinators), who are responsible for continuing education practices within the context of one of the programs run by the state government of São Paulo: Ler e Escrever (Reading and Writing). With this aim in mind, we sought to understand how these teacher–coordinators became teacher educators, to verify what their role is, in their own perception, to identify what kind of in-service education the State Secretariat of Education offered them so that they could act as teacher educators, and learn how they feel about the whole process. The importance of this research lies on the fact that the demands of the new roles teachers are expected to play should be taken into consideration by teacher educators. An increasing number of education professionals are involved in teacher education in the state of São Paulo: Secretariat of Education technical advisors, school principals, PCOPs and teachers are all expected to take on the responsibility of teachers’ education as one of their main tasks. In order to achieve the goals of this research, five PCOPs from different Diretorias de Ensino (Regional Education Authorities) were invited to answer a questionnaire, which gave them the opportunity to discuss such issues as the relationship between being a teacher and being a teacher educator, the professional role they are now playing, the in-service education programs the State Secretariat of Education has been providing so that they can act as teachers educators themselves and their views on the whole process. Contributions from the studies of several authors - Tardif (2004, 2002, 1999), Furlanetto (2003), Pimenta (1999), Nóvoa (1992), and Gilles Ferry (1991), among others – provided the theoretical background. Data were analyzed according to the principles of qualitative investigation proposed by Bogdan and Biklen (1994). The results obtained indicate that the main motive that led PCOPs to their present post is related to professional recognition. Among their daily duties in the Oficinas Pedagógicas “Doing and Knowing” are parallel roads in their in-service education process. As to the Ler e Escrever” Program, it has been observed that a chain of ‘reproduced’ practices has been in operation: CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) technical advisors to PCOPs, PCOPs to Professor Coordenador – PC (School Teacher Coordinator), PC to teachers. Moreover, despite the fact that PCOPs consider that the in-service education programs offered by the State Secretariat of Education provide theoretical and practical support, we believe that PCOPs’ education has contributed very little to enabling them to develop, in their work with PCs, effective actions to improve teaching and learning in schools.
Palavras-chave: Formação continuada
Processo de formação
Escola como lócus de formação
Formação de formadores
Programa ler e escrever
Professor coordenador de oficina pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/186
Data do documento: 10-Dez-2010
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