Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/191
Tipo: Dissertação
Título: A educação estética na formação de professores no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de Ricoeur
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Primeiro Orientador: Berkembrock-Rosito, Margaréte May
Resumo: O presente trabalho traz como estudo a formação inicial de professores na modalidade normal em nível médio, à luz da concepção de identidade narrativa de Paul Ricoeur. O material analisado foi o Parecer CNE/CEB 01/1999, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para o curso de formação de professores na modalidade normal em nível médio. Partimos do seguinte problema: o sentido de estética presente no Parecer CNE/CEB nº 1, de 29 de janeiro de 1999, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de formação de professores na modalidade normal em nível médio. A pesquisa qualitativa, na abordagem hermenêutica, permite fazer uma interpretação baseada em Ricoeur, Schiller, La Salle e Freire, buscando estabelecer um diálogo para situar a identidade narrativa em Ricouer no contexto da educação estética no ensino médio. A partir deste referencial extraímos elementos teóricos para analisar o Parecer CNE/CEB nº 01/1999, que conduzem à problemática da formação de professores no citado nível de ensino. O objetivo deste estudo foi apontar a estética como experiência que reverbera na identidade narrativa em Ricoeur, contribuindo para a reflexão da teoria e prática de formação de professores. O estudo enfatiza que o documento analisado é uma experiência estética do labirinto. As atribuições de sentidos e significados que emergiram da interpretação do documento apontam a narrativa autobiográfica como saída desse labirinto. Com isso, demonstra-se que as narrativas, nos processos formativos, iluminam a presença da educação estética como fundamento da formação da identidade, no curso de formação de professores em nível médio
Abstract: This report presents an analysis of the initial training of teachers at the High School level, based on the conception of narrative identity by Paul Ricoeur. The analysis was made through the document “Parecer CNE/CEB 01/1999,” which establishes the national curriculum guidelines for teachers’ initial training at the High School level. The starting point was the meaning of ‘aesthetic’ present in the document cited above. The qualitative research, in a hermeneutic approach, allowed us to make an interpretation based on Ricoeur, Schiller, La Salle and Freire, creating a dialogue that situated the narrative identity of Ricouer in the context of aesthetic education in High School. The purpose of this research was to show how the aesthetic experience is reflected in the concept of narrative identity, offering a contribution for the better understanding of teachers’ education. This report stresses that the document analyzed is a labyrinthine aesthetic experience. The attributions of meaning that emerged from the interpretation of the document show that autobiographical writing is the way out of this labyrinth. Therefore, the narratives in the educational process point out aesthetic education as fundamental for identity formation in the courses for teachers’ training at the High School level
Palavras-chave: Identidade narrativa
Formação inicial do professor
Educação estética
Labirinto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/191
Data do documento: 27-Jan-2010
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Clóvis Trezzi.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.