Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/193
Tipo: Dissertação
Título: A bioética no ensino médio: um caminho para a reflexão de práticas de humanização do sujeito
Autor(es): Gomes, Pedro Braga
Primeiro Orientador: Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Resumo: O presente estudo focaliza a presença da Bioética, como eixo temático, da disciplina de Filosofia para o Ensino Médio, a partir da implementação da proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, 2008. No estudo, propõe-se, como hipótese, que a presença da Bioética, na proposta curricular do Estado de São Paulo, é um modo de educar para a responsabilidade, na esteira da revolução social e biotecnológica. Aponta-se, aqui, a necessidade de princípios éticos em relação à vida, para não converter a vida humana em mercadoria, nas mãos de cientistas ou grupos econômicos. A partir de um estudo documental, procura-se discutir a proposta curricular implementada na Rede Estadual do Ensino Público Paulista, no ano de 2008, baseado no conteúdo dos princípios Bioéticos, na disciplina de Filosofia, a partir do referencial teórico com base em Dussel (2002), Freire (1994; 1996) e Heidegger (2000). Adota-se a abordagem hermenêutica, para este estudo, na perspectiva de Gadamer (1999), busca-se interpretar os significados explícitos ou implícitos no documento, a construção de sentidos, a partir de inferências. O estudo aponta que a presença da Bioética contribui para a reflexão do sujeito (Bio)ético, como ser pessoa e ser sujeito, revelando o cuidado como valor no modo de educar para a responsabilidade
Abstract: This study focuses on the presence of bioethics as subject of the discipline of Philosophy for High School through the implementation of the curriculum proposal the Secretary of State for Education of São Paulo, 2008. The study is proposed as a hypothesis that the presence of Bioethics in the curriculum of the State of São Paulo is a way of educating for responsibility in the wake of social revolution and biotechnology, highlights the need for ethical standards in relation to life, not to convert human life into a commodity in the hands of scientists or economic groups. From a documentary study seeks to discuss the proposed curriculum implemented in the state system of public education St. Paul in 2008, based on the content of Bioethical principles in the discipline of philosophy, from the theoretical basis of Dussel (2002), Freire (1994, 1996) and Heidegger (2000). It adopts the hermeneutic approach to this study in view of Gadamer (1999), we seek to interpret the meanings expressed or implied in the document, the construction of meaning from inferences. The study indicates that the presence of Bioethics contributes to the reflection of the subject (Bio) ethics, as being a person and be subject, revealing how the care value in the way of teaching responsibility
Palavras-chave: Educação
Ensino da bioética
Proposta curricular
Direitos Humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/193
Data do documento: 8-Out-2010
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Pedro Braga Gomes.pdf655.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.