Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Jogos cooperativos e inclusão no projeto intensivo no ciclo – PIC
Autor(es): Silva, João Anderson da
Primeiro Orientador: Machado, Edileine Vieira
Resumo: Este trabalho analisa a contribuição dos jogos cooperativos para a melhoria do relacionamento entre os alunos da sala do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) e para constituição de espaço inclusivo. Partiu-se da hipótese de que desenvolvendo a capacidade de se relacionar em grupo e se sentido parte dele, os educandos poderiam expressar, sem medo, os seus problemas e dúvidas, o que poderia criar um ambiente propício para o aprendizado. Em 2008 a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo iniciou o Projeto Intensivo no Ciclo- PIC, voltado para alunos considerados com dificuldades de aprendizagem, visando alfabetizá-los e inseri-los nas classes regulares em condições de acompanhar os demais educandos. Ao ministrar aulas de Educação Física em uma das salas desse projeto, pudemos constatar a grande dificuldade de relacionamento entre os alunos, o que tornava o ambiente dentro da sala de aula muito difícil, com constantes práticas agressivas, tanto entre os alunos como dos alunos direcionados à professora. Assim percebemos a possibilidade de utilizar jogos cooperativos com o objetivo de melhorar o relacionamento, ensinar o respeito ao próximo, levar o aluno a se sentir parte de um grupo e criar espaços inclusivos. Como metodologia, foi adotada a Pesquisa-Ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da sala PIC da Escola Estadual Sylvio Gueratto, na região de Mauá-SP. Referencial teórico: SILVA (2004;1999); BROTTO (2001); MACHADO (2009; 2008; 2007); MATTOS (2006;1998), entre outros. A aplicação dos jogos cooperativos durante as aulas de Educação Física se mostrou eficaz para uma mudança de postura dos alunos, contribuindo para a diminuição de ações agressivas na turma, para a criação de vínculos entre eles e, consequentemente, para a constituição de espaços inclusivos
Abstract: The aim of this work was to analyze the possible contribution of cooperative games to improvement of relationship among students of “Projeto Intensivo no Ciclo” class (PIC) and to constitution of inclusive space. The hypothesis assumes that developing the ability to relate in group and felt part of it, the students could express their problems and doubts without fear, creating a propitious environment to the learning. In 2008, the Education Department of São Paulo State started the “Projeto Intensivo no Ciclo”, a project to students considered with learning difficulties, aiming alphabetize and insert them on the regular classes with conditions to accompany the other students. When we ministered Physical Education classes to a class of this project, we could perceive the great difficult on relationship among the students, resulting in a hostile environment, with constant aggressive practices both among students and the students directed to the teacher. So, we realize the possibility to use the cooperative games with the goal of improving the relationship, teaching respect for others and making the student to feel part of a team, creating inclusive spaces. As methodology, we adopted the Research-Action. The research subjects were the students of PIC class of “Escola Estadual Sylvio Gueratto”, Mauá-SP. Theoretical framework: SILVA (2004;1999); BROTTO (2001); MACHADO (2009; 2008; 2007); MATTOS (2006;1998), and others. The application of cooperative games during Physical Education classes was effective to a change of attitude of the students, contributing to the decrease of aggressive actions in the class, creating links among them and, thus, forming inclusive spaces
Palavras-chave: Políticas públicas de educação
Projeto Intensivo no Ciclo (PIC)
Jogos cooperativos
Relação aluno-aluno/professor-aluno
Espaço inclusivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/196
Data do documento: 10-Ago-2010
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