Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/210
Tipo: Dissertação
Título: A formação e o desempenho profissional do professor
Autor(es): Leite, Alissandra Vaneli Nogueira
Primeiro Orientador: Pereira, Potiguara Acácio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo primeiro refletir sobre as propostas de formação de professores, no Brasil, desde a criação dos primeiros cursos de Pedagogia. Para tanto, busca compreender a evolução dos dispositivos legais, a partir das Políticas Públicas de Educação, dos cursos de formação de professores e seu reflexo no desempenho profissional deste profissional. O procedimento metodológico adotado é o da análise documental, voltada, inicialmente, para o processo de elaboração e implementação das Leis Educacionais, principalmente a das Diretrizes e Bases, reveladoras de grandes utopias na proposta de formação docente. Pela análise documental, também, se coletará os dados necessários para a interpretação dos significados explícitos e implícitos no discutido. Por fim, o trabalho visa apontar para uma possível compreensão de uma formação ideal para o professor e, por assim dizer, para uma real construção identitária deste profissional tão desvalorizado em nossa sociedade.
Abstract: This paper aims to consider about the proposals for teacher training in Brazil since the creation of the first courses in Pedagogy. Then, it seeks to understand the evolution of legal devices, from the Public Policy Education, training courses for teachers and their reflection in the work professional performance. The methodological approach adopted is the document analysis, focused initially in the development process and implementation of educational laws, especially the LDB, which reveals considerable utopias in the proposals of teacher training. In the documentary analysis, the necessary data will be collected for the interpretation of the explicit and implicit meanings in the discussion. Finally, the paper aims to point to a possible understanding of an ideal training for the teacher and for a real identity construction of the education professional that is so devalued in our contemporary society.
Palavras-chave: Formação de professores
Curso de Pedagogia
Desempenho profissional.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: LEITE, Alissandra Vaneli Nogueira. A formação e o desempenho profissional do professor. Orientador: Professor Dr. Potiguara Acácio Pereira. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/210
Data do documento: 27-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALISSANDRA VANELI NOGUEIRA LEITE.pdfDissertação836.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.