Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A formação humanista do profissional técnico em saúde: uma perspectiva do diálogo entre Makiguti e Freire
Autor(es): Tizzano , Valdirene
Primeiro Orientador: Rosito, Margaréte May Berkenbrock
Resumo: Este estudo tem como objetivo a investigação do lugar da educação humanista na formação do profissional técnico em saúde, a partir do diálogo entre Freire e Makiguti, apontando que o projeto político-pedagógico da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti fundamenta-se em valores éticos, como respeito, autonomia e responsabilidade pela vida. Para a realização deste estudo utilizou-se da narrativa autobiográfica para compreender o percurso (auto) formativo da pesquisadora, de onde emerge a imagem pictográfica da cerejeira como representação da ressignificação do próprio caminho, extraído das situações e momentos charneiras pela narração e reflexão sobre a própria história de vida. Esse exercício apresenta-se como possibilidade do desenvolvimento do pensamento analógico desencadeador da reflexão sobre a formação humanista do profissional em saúde. Como uma cerejeira, os princípios, visão de mundo e prática do budismo são as raízes, o tronco, os galhos e as sementes que se espalharam da Índia para o Brasil, incorporados e vividos por Tsunessaburu Makiguti, um educador humanista, que, como Paulo Freire, propõe uma educação que torne o sujeito autônomo, criativo, crítico e protagonista de sua formação. Considerar a História de Vida, o conhecimento do aluno, de suas necessidades e expectativas, as relações humanizadas, a afetividade, a escuta, a priorização do ser, não do ter, é para Paulo Freire a ética da vida no processo formativo. A narrativa autobiográfica, a pesquisa bibliográfica, a análise documental referente a formação humanista presente no projeto político pedagógico da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti mostram que a formação, além da técnica, deve priorizar o respeito, a dignidade humana, a dimensão ética, o diálogo, a participação e construção coletiva. Assim, a construção coletiva, juntamente com o preparo técnico, contribuem para a realização pessoal e profissional e melhor atendimento da população. Makiguti e Freire completam-se, apontando que a mudança é possível e necessária para uma educação que pretenda construir ou reconstruir uma sociedade em que o homem seja sujeito e não objeto da tecnologia
Abstract: The aim of this paper is to investigate the role of the humanistic education in the formation of the professional Health Technician, starting from the dialogue between Freire and Makiguti, which specifies that the political-pedagogic project of Escola Tecnica de Saúde Pública, Prof. Makiguti has its basis on ethical values such as respect, autonomy and responsibility towards life.To make this paper possible, an autobiographical narrative was used, in order to better understand the (self) taught path of the researcher, from where the image of a cherry tree – meaning ressignification of one’s own path – extracted from situations and moments reflected by the narration of the researcher’s own life story.This issue shows itself as a possibility to develop the analogical thinking which triggers the reflection regarding the humanistic education of the health professional. Just like a cherry tree, the principles, paradigms, and the practice of Buddhism are the roots, the trunk and the seeds that spread themselves from India to Brazil and were embraced and lived by Tsunessaburu Makiguti, a humanistic educator who, as Paulo Freire, proposed an educational system that would turn the person into a creative, critic and the main character of their on formation. To consider the student’s life story, their necessities and expectations, their relations, the affection, the worshipping of “being”, instead of “having”, means, to Paulo Freire, the ethic of life on the educational process. The autobiographical narrative, the bibliographical research, the analysis of documents related to the humanistic education which is present on the political-pedagogic project of Escola Tecnica de Saúde Pública, Prof. Makiguti show that the formation, besides being technical, must worship respect, human dignitiy, ethical dimension, dialogue and collective participation and construction. Thus, collective construction, along with technical preparation, contribute to personal and professional achievements, as well as better assistance for the population. Makiguti and Freire complete each other, therefore presenting that a change is both possible and necessary in order to achieve a education that intends to build or re-build a society in which man interacts with technology, rather than being an object of it.
Palavras-chave: Educação humanista
Saúde
Sensibilidade
Sensibilidade
Respeito
Ética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: TIZZANO, V. A formação humanista do profissional técnico em saúde: uma perspectiva do diálogo entre Makiguti e Freire. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/211
Data do documento: 15-Jun-2010
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