Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTizzano , Valdirene-
dc.date.accessioned2019-11-14T20:11:08Z-
dc.date.available2010-06-15-
dc.date.available2019-11-14T20:11:08Z-
dc.date.issued2010-06-15-
dc.identifier.citationTIZZANO, V. A formação humanista do profissional técnico em saúde: uma perspectiva do diálogo entre Makiguti e Freire. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/211-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to investigate the role of the humanistic education in the formation of the professional Health Technician, starting from the dialogue between Freire and Makiguti, which specifies that the political-pedagogic project of Escola Tecnica de Saúde Pública, Prof. Makiguti has its basis on ethical values such as respect, autonomy and responsibility towards life.To make this paper possible, an autobiographical narrative was used, in order to better understand the (self) taught path of the researcher, from where the image of a cherry tree – meaning ressignification of one’s own path – extracted from situations and moments reflected by the narration of the researcher’s own life story.This issue shows itself as a possibility to develop the analogical thinking which triggers the reflection regarding the humanistic education of the health professional. Just like a cherry tree, the principles, paradigms, and the practice of Buddhism are the roots, the trunk and the seeds that spread themselves from India to Brazil and were embraced and lived by Tsunessaburu Makiguti, a humanistic educator who, as Paulo Freire, proposed an educational system that would turn the person into a creative, critic and the main character of their on formation. To consider the student’s life story, their necessities and expectations, their relations, the affection, the worshipping of “being”, instead of “having”, means, to Paulo Freire, the ethic of life on the educational process. The autobiographical narrative, the bibliographical research, the analysis of documents related to the humanistic education which is present on the political-pedagogic project of Escola Tecnica de Saúde Pública, Prof. Makiguti show that the formation, besides being technical, must worship respect, human dignitiy, ethical dimension, dialogue and collective participation and construction. Thus, collective construction, along with technical preparation, contribute to personal and professional achievements, as well as better assistance for the population. Makiguti and Freire complete each other, therefore presenting that a change is both possible and necessary in order to achieve a education that intends to build or re-build a society in which man interacts with technology, rather than being an object of it.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação humanistapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleA formação humanista do profissional técnico em saúde: uma perspectiva do diálogo entre Makiguti e Freirept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID01444783823pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441799724825241pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosito, Margaréte May Berkenbrock-
dc.contributor.advisor1ID43287204904pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441799724825241pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo a investigação do lugar da educação humanista na formação do profissional técnico em saúde, a partir do diálogo entre Freire e Makiguti, apontando que o projeto político-pedagógico da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti fundamenta-se em valores éticos, como respeito, autonomia e responsabilidade pela vida. Para a realização deste estudo utilizou-se da narrativa autobiográfica para compreender o percurso (auto) formativo da pesquisadora, de onde emerge a imagem pictográfica da cerejeira como representação da ressignificação do próprio caminho, extraído das situações e momentos charneiras pela narração e reflexão sobre a própria história de vida. Esse exercício apresenta-se como possibilidade do desenvolvimento do pensamento analógico desencadeador da reflexão sobre a formação humanista do profissional em saúde. Como uma cerejeira, os princípios, visão de mundo e prática do budismo são as raízes, o tronco, os galhos e as sementes que se espalharam da Índia para o Brasil, incorporados e vividos por Tsunessaburu Makiguti, um educador humanista, que, como Paulo Freire, propõe uma educação que torne o sujeito autônomo, criativo, crítico e protagonista de sua formação. Considerar a História de Vida, o conhecimento do aluno, de suas necessidades e expectativas, as relações humanizadas, a afetividade, a escuta, a priorização do ser, não do ter, é para Paulo Freire a ética da vida no processo formativo. A narrativa autobiográfica, a pesquisa bibliográfica, a análise documental referente a formação humanista presente no projeto político pedagógico da Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti mostram que a formação, além da técnica, deve priorizar o respeito, a dignidade humana, a dimensão ética, o diálogo, a participação e construção coletiva. Assim, a construção coletiva, juntamente com o preparo técnico, contribuem para a realização pessoal e profissional e melhor atendimento da população. Makiguti e Freire completam-se, apontando que a mudança é possível e necessária para uma educação que pretenda construir ou reconstruir uma sociedade em que o homem seja sujeito e não objeto da tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Mestrado Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesABBAGNANO, Nicola. Valor. In ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. (trad. coordenada por Alfredo Bosi com a colaboração de Maurice Cunio et al.). 2ª Ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982. p. 956. ADORNO, Theodor. Tabus acerca do Magistério. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. AMORIM NETO, Roque do Carmo. Ética e moral na formação inicial de professores. São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, 2008. AMORIM NETO, Roque do Carmo; BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Ética e moral na educação. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2009 ANDERY, M. A. et al. Para Compreender a Ciência. São Paulo: EDUC, 2000. ANJOS, Márcio Fabri dos. O corpo no espelho da dignidade e da vulnerabilidade. Revista Mundo da Saúde. São Paulo, v.30, n.3, p.325-335, julho/setembro, 2006 ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre - imagens e auto-imagens. Petrópolis – RJ: Vozes, 2000. ATHAYDE, Austregésilo de; IKEDA, Daisaku. Diálogos Direitos Humanos no século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2004 BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de Retalhos; uma prática interdisciplinar a partir de Histórias de Vida In CARVALHO, Mercedes.(org.) Ensino Superior: reflexões sobre práticas docentes. São Paulo: Musa Editora, 2008. BITTES JUNIOR, Artur. O cuidar sob a perspectiva do budismo de Nitiren Daishonin e da ciência do ser humano unitário: uma historia de revolução humana. Dissertação de Doutorado de Enfermagem. USP-SP, 2003. Disponivel em http://teses.usp.br/teses/disponiveis BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004 CASTRO, Alexander Soares de. O budismo como prática educacional transformadora. Dissertação de Doutorado em Educação. Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/pos_educacao/joomba/images/stories/teses/alexander.pdf CASTRO, Maria das Neves Cézar de. Afetividade no Ensino: um enfoque humanista. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. UNICAMP. Campinas-SP, 1980. Disponível em: http://www.bibli.fae.unicamp.br. Data de acesso: 26/09/2009. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. (23ª. ed.) Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2009 CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006 CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das Edições Didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP,2004. D’AMBROSIO, Ubiratan in: Visão Holistica em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991 FERREIRA-SANTOS, Marcos. Cantiga leiga para um rio seco: mito e educação. Suplemento Pedagógico APASE. São Paulo: Sindicato de Supervisores do Magistério no estado de São Paulo, Ano IX, nº. 23, abril – 2008. _________. Oikós: topofilia, ancestralidade e ecossistema arquetípico. Anais do XIV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - Congresso Internacional: As dimensões imaginárias da natureza. Recife: UFPE/Associação Ylê Setí, 2006, pp. 41-71. _________. O Espaço Crepuscular: mitohermenêutica e jornada interpretativa em cidades históricas. In: Danielle Perin Rocha Pitta. (Org.). Ritmos do Imaginário. Recife: Editora Universitária UFPE, 2005, p. 59-99. _________. Crepusculário: Conferências sobre mito-hermenêutica e educação em Euskadi. São Paulo : Zouk, 2004. _________. Novas mentalidades e atitudes: diálogos com a velha educação da sensibilidade, 2001, disponível em: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/M_EducSensib.htm, acesso em14/03/2008. _________. Cláudia Sperb: Mosaicos entre Musas e Serpentes. s/d, disponível em http://www.marculus.net/serpentes.htm, acesso em 02/10/2009. FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (Coleção Tópicos) FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. (3. ed.) São Paulo, Moraes, 1980 _______________. Educação e Mudança. 3ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981 ____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 ____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ____________. Pedagogia do Oprimido. 43ª. ed. São Paulo. Paz e Terra, 2005. ____________.Ação cultural para a liberdade: 9ª Paz e Terra (O mundo hoje, v. 10) Rio de Janeiro,2006 IKEDA, Daisaku; SIMARD, René; BOURGEAULT, Guy. Ser Humano: Essência da ética, da medicina e da espiritualidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo; Londrina: Eduel, 2007 JOSSO, Marie-Christine. As Histórias de Vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria da Conceição (org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo/SP: Editora Paulus, 2008 HAAS, Celia Maria. Prática. In: FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: Dicionário em construção. São Paulo, Editora Cortes, 2001, p. 146-150 LÉVINAS, Emanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis – RJ: Vozes, 1993. MAKIGUTI, Tsunessaburu. Educação para uma Vida Criativa. Rio de Janeiro/RJ: Record, 2002. _________________ Uma vida dedicada à educação. Revista Terceira Civilização. São Paulo, n. 394, Junho/2001 MONTEIRO, Dulcinéia da Marta Ribeiro. Espiritualidade e saúde na sociedade do espetáculo. Revista da São Camilo: O mundo da Saúde: Bioética, saúde e espiritualidade abril/junho de 2007 MURARO, Darcício. A educação para o pensar e a comunidade de investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, 2, 1996, São Paulo. ANAIS. São Paulo: CBFC, 1996, V. 3, p.21-27 NÓVOA, António. Vidas de professores.- Lisboa/Portugal, Editora Porto, 2000 PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola – São Paulo SP: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002 PEGORARO, Priscila Brandão Bacci; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Bioética e Cuidado: o desafio espiritual. Revista da São Camilo: O mundo da Saúde: Bioética, saúde e espiritualidade abril/junho de 2007 PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. _______________. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, Brasil, n° 17, Maio-Julho/2001, pp. 8-12. PINEAU, Gaston. Temporalidades na formação: Rumo a novos sincronizadores. São Paulo, São Paulo, TRIOM, 2004 SANTOS, Lucíola L. de C. P.; MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo: questões de seleção e de organização do conhecimento. São Paulo: FDE – (Série Idéias nº 26), 1995. SANTOS, Maria de Lourdes dos. Fundamentos do budismo. São Paulo: Brasil, Seikyo, 2004. ___________________. Síntese do budismo. São Paulo: Brasil, Seikyo, 2003. SANTOS NETO, Elydio dos. Por uma educação transpessoal: a ação pedagógica e o pensamento de Stanislav Grof. São Paulo: Metodista; Rio de Janeiro: Lucerna, 2006 SEVERINO, Antonio Joaquim. Os embates da cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional In: BRZEZINSKI (org.). LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo, Cortez, 1997, p.53-64 SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 _________________. Teoria cultural e educação – um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autentica, 2000 ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase na relações. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM USP, vol. 38, n.1, São Paulo, Mar, 2004. http://www.educacional.com.br/reportagens/educar2001/texto06.asp http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados/002 ( acesso agosto de 2008 ) http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/cidade_tiradentes/historico/index.php?p=94 ( acesso agosto de 2008 ) http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/dados_estatisticos/index.php?p=856 ( acesso agosto de 2008 )pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação VALDIRENE TIZZANO DA SILVA.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.