Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/220
Tipo: Dissertação
Título: O sentido que os alunos de uma escola da rede pública estadual paulista atribuem ao ensino de história
Autor(es): Silva, Jefferson Peixoto da
Primeiro Orientador: Almeida, Júlio Gomes
Resumo: Com o presente trabalho propus-me a buscar compreender qual é o sentido que os alunos de uma escola da rede pública estadual paulista, que no ano letivo de 2007 freqüentavam o 4º ano do Ciclo II (8ª série), atribuem ao ensino de História. Procedi, em primeiro lugar, a uma pesquisa bibliográfica na qual procurei investigar a história do ensino de História e a história da pedagogia a fim de compreender quais têm sido as principais características do ensino de História em nossas escolas, tanto pelo viés do ensino dessa disciplina propriamente dita, quanto pelo viés da instituição escolar e das concepções pedagógicas assumidas por ela. A pesquisa bibliográfica foi complementada com uma pesquisa – qualitativa – de campo cuja metodologia escolhida foi a entrevista. Pude considerar com este trabalho, que o ensino de História surgiu para formar indivíduos patrióticos e nacionalistas e que, apesar de só ter se emancipado dessa condição há muito pouco tempo, não parece conservar muitos elementos de sua caracterização original. Atualmente o ensino de História tem sido mais diretamente influenciado pela perspectiva da História Cultural e demonstrou ter uma boa aceitação entre os alunos entrevistados, os quais só se mostraram um pouco insatisfeitos com o ensino da História do Brasil, segundo eles, devido a uma abordagem demasiadamente voltada para aspectos políticos. O sentido que os alunos entrevistados declararam atribuir ao ensino de História foi positivo, ainda que muitas críticas tenham sido direcionadas às práticas dos professores. Neste sentido, o professor foi visto como alguém que pode, de acordo com sua dinâmica, fazer a diferença na construção da significação que os alunos atribuem ao ensino de História
Abstract: With this work suggested me to seek to understand what is the sense that students of a school in Sao Paulo state public network, which in academic year 2007 attended the 4 th year Cycle II (8 grade), attach to the teaching of history. Procedi, first, a literature search in which tried to investigate the history of the teaching of history and the history of pedagogy in order to understand which have been the main features of the teaching of history in our schools, both by the bias of education such as discipline said, as the bias of school and educational concepts assumed by it. The literature search was complemented by a search - qualitative - the field whose methodology was chosen to interview. I have considered with this work, that the teaching of history came to train individuals patriotic and nationalistic and, despite only have been emancipated condition that there is very little time, does not seem retain many elements of his original characterization. Currently the teaching of history has been more directly influenced by the prospect of Cultural History has shown and have a good acceptance among students interviewed, who were only somewhat dissatisfied with the teaching of history in Brazil, according to them, due to an approach too focused on policy issues. The sense that students interviewed stated to give the teaching of history was positive, although many criticisms have been directed to the practices of teachers. In this sense, the teacher was seen as someone who can, under its dynamic, make a difference in the construction of meaning that students attach to the teaching of history
Palavras-chave: Alunos
Aprendizagem significativa
Ensino de história
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: SILVA, Jefferson Peixoto da.O sentido que os alunos de uma escola da rede pública estadual paulista atribuem ao ensino de história. 2008. 296 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/220
Data do documento: 8-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jefferson Peixoto da Silva.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.