Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/222
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de letramento
Autor(es): Garrido, Valéria Batista
Primeiro Orientador: Pereira, Potiguara Acácio
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência, cujo objetivo é a própria prática educativa, no que diz respeito à Alfabetização e ao Letramento. Buscou-se pensar como ensinar crianças em fase de escolarização, para que o ensino da leitura e o ensino da escrita tenham sentido e significado. A pesquisa se desenvolveu numa escola pública estadual da cidade de São Paulo, em uma classe de 1ª série do Ensino Fundamental. Entende-se que o ensino da leitura e o ensino da escrita se efetivem na perspectiva do Letramento, pelo fato de se relacionarem como práticas sociais. Utiliza-se como fonte de coleta de dados entrevistas abertas com os alunos, material escrito, produzido pelos alunos, bem como anotações realizadas das observações das aulas, como diários, cadernos dos alunos, sondagens e registro das aulas. Conclui-se que a maneira com que os alunos aprendem está diretamente relacionada à maneira de ensinar dos professores. Conseqüentemente, um ensino contextualizado e significativo tem maiores possibilidades de obter o sucesso na aprendizagem dos alunos, como ficou comprovado nesta pesquisa, com o desenvolvimento de um projeto que propiciou um ensino de leitura e escrita enquanto prática social e o acesso constante a material escrito diversificado. Houve efetiva aprendizagem dos alunos
Abstract: This work is an account of an experiment, the objective of which is the educational practice itself, insofar as Alphabetization and Literacy is concerned. What was sought was to think of how to teach children in the phase of schooling, so that the education in reading and the education in writing have sense and meaning. The study occurred in a public state school of the city of São Paulo, in a 1st grade class of Fundamental Education. It is understood that the education to read and the education to write are put into effect within the perspective of Literacy, due to the fact that they are related as social practices. What is used as a source of data collection are open interviews with students, written material, produced by the students, as well as notations made from the observation of classes, such as diaries, students’ notebooks, surveys and the registration of classes. It is concluded that the manner in which the students learn is directly related to the manner of teaching of the professors. Consequently, a significant and contextualized teaching has greater possibilities of achieving success in the education of students, as was proven in this study, with the development of a project that provided an education in reading and writing as a social practice and the constant access to diversified written material. Effective learning by students was achieved
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Prática social
Leitura
Escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: GARRIDO, Valéria Batista. Práticas de letramento. 2008. 133 f. Dissertação ( Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/222
Data do documento: 11-Ago-2008
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Valéria Garrido.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.