Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/225
Tipo: Dissertação
Título: A formação do formador: sujeitos formadores a Sujeitos em formação
Autor(es): Gomes, Fabrícia Barêa
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: A tendência contemporânea das políticas educacionais ampliou consideravelmente a oferta de programas de formação em serviço. Visando contribuir com as discussões referentes ao alcance desses programas na prática pedagógica de professores, esse trabalho pretende discutir como tem se dado a formação dos formadores que atuam nos programas de formação, mais especificamente a formação de professores formadores envolvidos em programas oferecidos a professores das séries iniciais da rede pública Estadual de São Paulo. Para isso assume como objetivo: investigar os processos de formação de formadores que de professores passaram a atuar como formadores na rede pública estadual em programas de formação. Foram estabelecidos diálogos teóricos com autores que investigam a formação de professores e de formadores de professores. Entre eles, é importante destacar que a investigação foi realizada à luz dos estudos de Tardif, Furlanetto, Mizukami, Gatti, Libâneo, entre outros. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa que permite captar os sentidos que os sujeitos atribuem aos fenômenos estudados. Selecionou-se como participantes 4 professoras formadores da rede pública estadual de São Paulo que atuavam em uma diretoria de ensino que atende a 37 escolas de ensino fundamental, na região Leste da Capital no Projeto “Letra e Vida” Formação de professores alfabetizadores. Os dados foram coletados com base em entrevistas reflexivas. A análise dos dados se referendou na análise de conteúdo. Emergiram alguns eixos de análise que favoreceram a compreensão dos processos vividos pelos professores/formadores Foi possível perceber a dimensão do papel do formador no processo de formação de professores. O domínio teórico dos conteúdos do curso e da experiência como professora alfabetizadora, ainda que fundamentais, não eram suficientes para atender às expectativas dos professores cursistas que adentravam o curso com um sem-número de dúvidas, queixas e problemas. Neste entrechoque de expectativas versus possibilidades, evidenciaram-se sobremaneira a necessidade de o formador apresentar um olhar crítico e mais afinado sobre as propostas que implementam, principalmente no tocante ao que é factível ou não de se propor aos professores considerando-se a realidade nas quais esses professores estão imersos cotidianamente.
Abstract: The subject of this research is the teachers education, more specifically the continuity education, oferred to teachers of primary school level. The actual tendency of educational politics increased significantly the offer of educational programs on work. In order to contribute with the discussions related to the range of these programs on the pedagogical practice of teachers responsible for alphabetizing, this work aimed to investigate: which is the compatibility between alphabetizing teachers and the procedures defined by one of the continued educational programs of those teachers implemented by the state public school network in São Paulo. For different reasons, we have considered convenient and logical to choose teachers who worked on the initial terms and that they were also ex-students aproved and certified on the referred program. We have performed different procedures for collecting data to prepare this work, such as: interviews, local observations and documental analysis. The research was restricted to only one education directory of São Paulo, located at Least Region. The results analysis has indicated a great difficulty faced by the teachers to join the principles defined in the program, leading us to investigate the process of continuity education and the conditions they are implemented, considering the distortions presented bewteen the continuity education politics and its implementation on a day-to-day basis
Palavras-chave: Formação de formadores
Formação continuada de professores
Formação de professores alfabetizadores
Práticas pedagógicas
Políticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: GOMES, Fabrícia Barêa. A formação do formador: sujeitos formadores a sujeitos em formação2008. 126 f. Dissertação ( Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/225
Data do documento: 7-Mai-2008
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fabricia Barea Gomes.pdf817.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.