Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/227
Tipo: Dissertação
Título: Do ensino presencial para a docência em EaD: a perspectiva dos professores
Autor(es): Lopes, José Norberto Sousa
Primeiro Orientador: Haas, Celia Maria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os desafios vivenciados pelos professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial para a Educação à Distância. Buscou-se, ainda, identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram neste processo. A investigação desenvolvida em uma Instituição Privada de Educação Superior, localizada na Zona Leste do Município de São Paulo, teve como hipótese a existência de uma grande dificuldade pessoal dos professores na mudança da Modalidade Presencial para o Ensino a Distância. A pesquisa de caráter descritivo exploratório apoiou-se em um questionário aplicado via internet, para a coleta de dados. Os resultados indicaram que os professores reconhecem que o conhecimento e domínio da tecnologia da informação é um fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distancia. Apontam também que a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para uma docência bem sucedida na EAD
Abstract: This research aimed to understand the challenges experienced by teachers in changing the teaching performance of Presential Teaching for Distance Education. We tried to also identify difficulties recognized by teachers and how they have adapted this process. The research carried out in a Private Institution of Higher Education, located in the East side of São Paulo, Brazil, had hypothesized the existence of a great personal difficulty in changing the teachers' mode for the Classroom Distance teaching. The study was a descriptive exploratory relied on a questionnaire administered via the Internet, for data collection. The results indicated that teachers recognize that knowledge and mastery of information technology is a key factor in the educational performance in Distance teaching. Also indicate that the platform unfriendly and excessive amount of students in virtual classrooms are the main difficulties for a successful teaching in Distance Education.
Palavras-chave: Educação a Distância
Políticas públicas
Docência em EaD
Tecnologias da Informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: LOPES, José Norberto Sousa. Do ensino presencial para a docência em EaD: a perspectiva dos professores. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo. 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/227
Data do documento: 24-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Norberto Sousa Lopes.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.