Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Desafios do ensino jurídico: a influência do estágio no curso de graduação em direito
Autor(es): Amorim, Paulo Henrique Castilho
Primeiro Orientador: Meneses, João Gualberto de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema – Desafios do Ensino Jurídico: A influencia do Estágio no Curso de Graduação em Direito. O pesquisador interessou-se pelo tema por causa de sua experiência pessoal, primeiramente como aluno e posteriormente, como professor. Quando aluno, precisei iniciar um estágio logo no primeiro ano do curso, sendo que a maioria dos colegas somente iriam fazer o estágio nos dois últimos anos. Percebi que, por conta da praxe, que tive uma melhor significação da teoria, o que me auxiliou, não só na graduação, mas na prova da OAB e em minha vida profissional como Advogado. Desta realidade surge o problema da pesquisa: Qual a contribuição da prática jurídica na formação do graduando em Direito? Objeto de estudo: As duas linhas de estágio existentes no ensino do Direito; O Estágio Supervisionado cumprido dentro da IES sob a supervisão de um professor e o Estágio Não Supervisionado realizado em escritório de Advocacia particulares ou em convênios com Tribunal de Justiça. O objetivo foi o de avaliar qual a contribuição oferecida por cada forma de estágio, para o graduando em Direito. Tem-se como hipótese: Se os discentes do curso de Direito tiverem um maior contato com conteúdos práticos durante o curso, terão uma maior facilidade em significar o aprendizado teórico, alem de saírem-se melhor no exame de Ordem e na Advocacia. Metodologia: Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, estudo de caso com realização de entrevista e resposta de questionário. Referencial Teórico: Utilizou-se da área da educação e do Direito entre eles, BASTOS (1998); BASTOS (2000); BITAR (2001); MELO FILHO (1984); RODRIGUES (1993) entre outros. A pesquisa evidenciou que os discentes que tiveram um maior contato com conteúdos práticos durante o curso, realizando estágio não Supervisionado apresentaram maior facilidade em significar o aprendizado teórico, alem d se saírem melhor no exame de ordem e na advocacia.
Abstract: This research deals with the theme - Challenges of Legal Education: The , , , , , , , , , , , , , influence of the stage in the undergraduate course in law. The researcher became interested in the topic because of his personal experience, first as student and later as a teacher. When a student, I needed to start an internship in the first year of the course, and most colleagues would only do the stage over the past two years. I realized that because of the practice, I had a better meaning of the theory, which helped me not only in degree, but the proof of OAB and in my professional life as a lawyer. This reality comes the research problem: What is the contribution of legal practice in undergraduate training in law? Object of study: The two lines of existing stage in the teaching of law; The Supervised completed within the IES under the supervision of a teacher and Stage Unsupervised Advocacy office held in private or agreements with the Court. The objective was to evaluate the contribution offered by each form of training, to graduate in law. It has been hypothesized: If the students from the Law have greater contact with during the course content practical, will mean greater ease in learning theory, besides leaving to take the best and Order advocacy. Methodology: An exploratory study using qualitative approach. Methodology: literature review, case study with conducting interviews and questionnaire response. Theoretical Framework: We used the area of education and law between them, Bastos (1998), Bastos (2000); Bitar (2001); MELO FILHO (1984), Rodrigues (1993) among others. The research showed that students who had greater contact with during the course practical contents, performing stage had not supervised mean greater ease in learning theory, besides d do better to take the order and law.
Palavras-chave: Políticas públicas de educação
Estágio
Ensino do Direito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: CASTILHO AMORIM, Paulo Henrique. Desafios do Ensino Jurídico: A Influência do Estágio no Curso de Graduação em Direito. 2012. 102 f. Dissertação Mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/229
Data do documento: 14-Ago-2012
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