Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/230
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios enfrentados pelos alunos do curso de pedagogia para inserção no ensino superior
Autor(es): Bassotto, Simone Aparecida Silva Angelo
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar os desafios enfrentados pelos alunos do curso de Pedagogia de duas Universidades da cidade de São Paulo ao ingressarem no Ensino Superior. Para isso estabeleceram-se diálogos com autores que possibilitaram ampliar os conhecimentos acerca dos processos formativos no Ensino Superior. Bauman (2007) trata dos assuntos relativos à velocidade dos acontecimentos que impulsionam os adultos a buscarem formação; Boutinet (1999) investiga desafios da vida adulta e seus enfrentamentos e Silva (2011) fala das novas camadas sociais que estão ingressando no Ensino Superior no Brasil. Autores como Libâneo (2004), Freire (1996) e Pimenta (2005), contribuem para ampliar a compreensão a respeito da formação do Pedagogo. O caminho metodológico pautou-se na abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEM, 1999). Os sujeitos de pesquisa foram alunos do último semestre do curso de Pedagogia das duas Universidades. A coleta de dados baseou-se na técnica do grupo focal (GATTI, 2005). A análise dos dados foi realizada com base na análise do conteúdo (FRANCO, 2003). Os resultados mostram que os alunos tiveram dificuldades em diversas dimensões ao se inserir no ensino superior: dificuldades externas ao curso; dificuldades familiares e de ordem emocional; dificuldades relacionadas à estrutura física da Universidade; dificuldades com o curso e na relação com os professores; dificuldades com a aquisição de conhecimento teórico; e dificuldades com relacionamento interpessoal. Os resultados de pesquisa apontam para a necessidade dos Cursos de Pedagogia investirem no sentido de compreender e acolher seus alunos, para que eles possam realmente serem inseridos em suas atividades
Abstract: This study aimed to investigate the challenges faced by students of the Pedagogy course at two Universities in São Paulo when joining College. Dialogues were established with authors who disclosed the complexities of higher education processes. . Bauman (2007) deals with matters relating to the speed of events that drive adults to seek training; Boutinet (1999) investigates the challenges of adulthood and its confrontations and Silva (2011) writes about the new social strata that are entering this level of education in Brazil. Authors like Libâneo (2004), Freire (1996) and Pimenta (2005), contribute to broaden understanding about the formation of the pedagogue. The methodology was based on a qualitative approach (BOGDAN E BIKLEM, 1999). The research subjects were students in their last semester of Pedagogy course of the two Universities. Data collection was based on focus group technique (GATTI, 2005). Data analysis was performed based on content analysis (FRANCO, 2003). Results showed that students had difficulties in several dimensions, when entering higher education: the ongoing external difficulties; family and emotional; difficulties related to the physical structure of the university; difficulties with the course and the relationship with teachers; difficulties with the acquisition of theoretical knowledge and difficulties with interpersonal relationships. The research findings point to the need of Pedagogy courses invest in order to understand and accept their students so they can really be placed on their activities
Palavras-chave: Dificuldades de inserção na Universidade
Formação docente
Aprendizagem de adultos
Curso de Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: BASSOTTO, Simone Aparecida Silva Angelo. Os desafios enfrentados pelos alunos do curso de pedagogia para inserção no ensino superior. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/230
Data do documento: 27-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Simone Bassotto.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.