Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2480
Tipo: Dissertação
Título: Problematizações sobre o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) no contexto do trabalho da coordenação pedagógica do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Problematizations about the Pedagogical Management System (SGP) in the context of the function of Pedagogical Coordinators (PCs) oh the municipal school in the city of São Paulo (RME-SP)
Autor(es): Santana, Kamila Lima de
Primeiro Orientador: Martins, Ângela Maria
Resumo: Este trabalho tem o propósito de problematizar e compreender percepções de coordenadores pedagógicos (CP) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME- SP) acerca de seu trabalho cotidiano, recentemente mediado por um recurso tecnológico denominado Sistema de Gestão Pedagógica (SGP). A investigação procura responder às seguintes questões: Como coordenadores pedagógicos percebem o exercício de sua função e atuação nas atividades cotidianas em unidades da RME-SP? Como coordenadores pedagógicos significam o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) para a organização do seu trabalho? Em outros termos, busca-se apreender a percepção de CP sobre sua identidade e seus saberes necessários para o cumprimento das atribuições da função, considerando a utilização do SGP. O recurso tecnológico, implementado desde 2014 a partir do “Mais Educação São Paulo”, substituiu os Diários de Classe (documento em papel) e trouxe novos modos de acompanhamento do trabalho pedagógico. A fundamentação teórica ancorou-se em estudos que tratam da construção da identidade profissional e dos saberes mobilizados na atuação de coordenadores pedagógicos. A revisão de literatura aborda estudos recentes sobre a coordenação pedagógica no ensino fundamental em redes públicas. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que lançou mão da análise documental, da observação participante e da entrevista compreensiva. A análise dos dados revela que o SGP trouxe contribuições para o exercício das funções do coordenador pedagógico devido à otimização do acompanhamento dos registros docentes e possíveis intervenções pedagógicas relacionadas a diagnóstico, planejamento e avaliação. O tempo de manuseio do SGP gerou significações distintas pelos participantes. Os dados também indicam a necessidade de aperfeiçoamento do sistema e melhor estrutura da Rede para racionalizar e dinamizar o processo de registro, leitura e análise de informações pedagógicas.
Abstract: This paper aims to problematize and understand the perceptions of pedagogical coordinators (PCs) of the school network in the city of São Paulo (RME-SP) about their daily work, mediated by a technological resource called Pedagogical Management System (SGP). The research seeks to answer the following questions: How do pedagogical coordinators understand their function and performance in daily activities the São Paulo municipal school system? How do pedagogical coordinators see the Pedagogical Management System (SGP) for the organization of their work? In other words, the objective is to comprehend the perception of PCs about the necessary knowledge to fulfill their duties, considering the use of the SGP. The technological resource, which has been implemented since 2014 from the “Mais Educação (More Education) São Paulo”, replaced the traditional class paper records and brought new ways of monitoring the pedagogical work. The theoretical foundation is anchored in studies that deal with the construction of the necessary professional identity and knowledge for the work of pedagogical coordinators. It also relied on a literature review that addresses recent studies on pedagogical coordination in elementary public schools. This is a qualitative and exploratory research, which used the documentary analysis, participant observation and comprehensive interview. The analysis of the data reveals that the SGP brought contributions to the functions of the pedagogical coordinator due to the monitoring optimization of the teaching records and possible pedagogical interventions related to diagnosis, planning and evaluation. The SGP handling time generated different interpretations. The data also indicate the need to improve the system and a better structure of the schools to effectively meet its objectives: rationalize the process of recording, reading and analysis of pedagogical information.
Palavras-chave: Políticas públicas em educação
Coordenador pedagógico
Gestão pedagógica da escola - Sistema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: SANTANA, Kamila Lima de. Problematizações sobre o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) no contexto do trabalho da coordenação pedagógica do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Paulo. Orientadora Dra.: Ângela Maria Martins. 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2480
Data do documento: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kamila Santana.pdfDissertação2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.