Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Demandas, desafios e limites do novo Ensino Médio: o que pensam profissionais da educação profissional
Autor(es): Lima, José Roberto
Primeiro Orientador: Silva, Vandré Gomes da
Resumo: Essa dissertação busca identificar e analisar novas demandas para a gestão escolar provenientes da implementação da reforma do Novo Ensino Médio, apontando desafios e limites na percepção de profissionais de uma unidade escolar de educação profissional. O estudo contextualiza historicamente o cenário da Educação Profissional no Brasil, as principais diretrizes da Lei nº 13.415/17, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio. Também são analisados estudos acerca da implementação de políticas públicas educacionais que subsidiaram as categorias de análise. O estudo, de abordagem qualitativa, pesquisou em uma unidade de Escola Técnica Estadual as motivações de sua equipe de gestão, para compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. E por fim, ele faz uma análise, com base nas entrevistas com representantes na unidade em questão e à luz da literatura especializada, trazendo como resultado dessa análise considerações sobre a importância da compreensão, da adesão, do ambiente institucional e da discricionariedade. A respeito da compreensão foi possível afirmar que houve a compreensão da equipe de gestão, mas o mesmo não ocorreu com os professores. Houve a adesão pela a equipe de gestão, mas os professores receberam com desconfiança a implementação da nova lei. Acerca das condições institucionais e a discricionariedade dos agentes implementadores ficou a ação da equipe de gestão para evitar a redução da carga horária. Como novas demandas para a gestão escolar provenientes da implementação da reforma do Novo Ensino Médio, identificou-se a necessidade de evitar a redução de carga horária dos professores da unidade, bem como a adequação do horário da unidade. Como desafios e limites na percepção de profissionais dessa unidade escolar de educação profissional apontou-se necessidade de uma ação formadora acerca da lei do Novo Ensino Médio, bem como a realização de debates em torno de pontos polêmicos da lei e de aspectos relacionados à qualidade de formação e de anseios e interesses do aluno.
Abstract: This dissertation seeks to identify and analyze new demands for school management arising from the implementation of the reform of the New High School, pointing challenges and limits in the perception of professionals from a vocational education school unit. The study historically contextualizes the scenario of Vocational Education in Brazil, the main guidelines of Law No. 13,415 / 17, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education and established changes in the structure of High School. Studies about the implementation of educational public policies that subsidize the analysis categories are also analyzed. The study, with a qualitative approach, researched in a State Technical School unit the motivations of its management team, to understand and interpret certain behaviors, opinion and expectations of individuals in a population. And finally, he makes an analysis, based on interviews with representatives in the unit in question and in the light of the specialized literature, bringing as a result of this analysis considerations on the importance of understanding, adherence, institutional environment and discretion. Regarding the comprehension, it was possible to affirm that there was the understanding of the management team, but the same did not happen with the teachers. The management team joined, but the teachers were suspicious of the implementation of the new law. About the institutional conditions and the discretion of the implementing agents was the action of the management team to avoid the reduction of the workload. As new demands for school management arising from the implementation of the reform of the New High School, it was identified the need to avoid reducing the workload of unit teachers, as well as the adequacy of unit hours. As challenges and limits in the perception of professionals of this professional education school unit, it was pointed out the need for a formative action about the New High School law, as well as the holding of debates around controversial points of the law and aspects related to the quality of life. education and the student's wishes and interests.
Palavras-chave: Educação profissional - Brasil
Políticas públicas em educação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Educação
Citação: LIMA, José Roberto. Demandas, desafios e limites do novo Ensino Médio: o que pensam profissionais da educação profissional. Orientador: Vandré Gomes da Silva. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/289
Data do documento: 10-Set-2019
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