Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Percepções da equipe sociopedagógica do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de São Paulo sobre o acompanhamento de alunos em situação vulnerável
Autor(es): Paula, Lívia Pereira de
Primeiro Orientador: Martins, Angela Maria
Resumo: Este estudo buscou analisar o processo de acompanhamento de alunos atendidos pela Política de Assistência Estudantil (PAE), na percepção de membros da equipe sociopedagógica de um câmpus localizado na Região Metropolitana de Sorocaba, em torno das seguintes questões norteadoras: quais são as percepções dos profissionais sobre o processo de acompanhamento dos alunos em situação de vulnerabilidade no âmbito da Política de Assistência Estudantil (PAE)? Quais são os procedimentos utilizados por eles nesse acompanhamento? Quais são os possíveis usos deste acompanhamento no que se refere ao planejamento das ações sociais e pedagógicas da PAE? Partiu-se do pressuposto que o processo de acompanhamento realizado durante a execução das ações é o momento mais adequado para perceber as demandas apresentadas pelos alunos, assim como possíveis redefinições na implementação da Política de Assistência Estudantil tanto no câmpus estudado, como no IFSP. Os referenciais que ancoram o estudo foram baseados em: Sposati et al. (2014), Pereira (2011), Seabra (2009), Antunes (2018), Manfredi (2002), Castel (2011), Franco (2005) e os documentos institucionais como o Relatório da Política de Assistência Estudantil nos anos de 2013, 2014 e 2015. No percurso metodológico realizou-se, inicialmente, uma revisão de estudos já encetados sobre o tema, uma discussão documental do escopo legal e normativo que regulamenta a PAE no âmbito nacional e no estado de São Paulo. Na pesquisa de campo recorreu-se ao uso de entrevista com roteiro semiestruturado e análise de conteúdo.
Abstract: This study searched to analyze the process of accompaniment of pupils taken care of for the Politics of Assistência Estudantil (PAE), in the perception of members of the sociopedagógica team of a campus located in the Region Metropolitan of Sorocaba, around the following norteadoras questions: which are the perceptions of the professionals on the process of accompaniment of the pupils in situation of vulnerability in the scope of the Politics of Assistência Estudantil (PAE)? Which are the procedures used for them in this accompaniment? Which are the possible uses of this accompaniment as for the planning of the social and pedagogical actions of the PAE? It was broken of the estimated one that the process of accompaniment carried through during the execution of the actions is the moment more adjusted to perceive the demands presented for the pupils, as well as possible redefinitions in the implementation of the Politics of Estudantil Assistance in such a way in the studied campus, as in the IFSP. The referenciais that anchor the study had been based on: Sposati et al. (2014), Pereira (2011), Seabra (2009), Antunes (2018), Manfredi (2002), Castel (2011), Franco (2005) and institucional documents as the Report of the Politics of Estudantil Assistance in the years of 2013, 2014 and 2015. In the metodológico passage it was become fullfilled, initially, a revision of studies already on the subject, a documentary quarrel of the legal and normative target that regulates the PAE in the national scope and the state of São Paulo. In the field research the use of interview with semistructuralized script and analysis of content was appealed to it.
Palavras-chave: Instituto federal de educação
Ciência e tecnologia de São Paulo
Política de assistência estudantil
Acompanhamento de alunos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Educação
Citação: PAULA, Lívia Pereira de. Percepções da equipe sociopedagógica do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de São Paulo sobre o acompanhamento de alunos em situação vulnerável. Orientadora: Angela Maria Martins. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/298
Data do documento: 18-Jun-2019
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