Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Tipo: Dissertação
Título: Violência escolar e gestão na rede pública estadual de São Paulo: análise de uma escola técnica em esportes
Autor(es): Santos, Vitor Claudio dos
Primeiro Orientador: Gimenez, Roberto
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar como a gestão de uma Escola Técnica Estadual em Esportes enfrenta a violência no contexto escolar. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos, contextualizar a violência, caracterizar a gestão escolar e analisar a gestão frente a violência na escola. Foi realizado um estudo de caráter qualitativo desenvolvido por meio de análise de documentos da escola, tal como o Plano Plurianual de Gestão (PPG) e o regimento e, também, da aplicação de entrevistas semiestruturadas, buscando identificar as percepções da equipe gestora quanto às práticas de violência no cotidiano escolar. Os dados encontrados foram analisados à luz, principalmente, de autores como Abramovay (2002), Blaya (2002), Charlot (2002), Debarbieux (2001). Os resultados desta pesquisa corroboram a literatura, no que diz respeito à identificação da violência como um fenômeno cultural e que abrange várias esferas da sociedade ultrapassando os muros da escola. Os dados também possibilitam inferir que a ação coletiva e participativa da gestão é fator preponderante para o enfrentamento da violência e caracterizam uma gestão democrática que envolve os diferentes atores no processo, incluindo a família e a comunidade. Porém nossa pesquisa traz algo inusitado, que não havíamos detectado em outros trabalhos consultados que é a coerência da fala dos gestores entrevistados com os dizeres do PPG.
Abstract: The objective of this study was to analyze how the management of a State technical school in sports faces violence in the school context. For this purpose, it was established as specific objectives, contextualizing violence, characterizing school management and analyzing management in the face of violence at school. A qualitative study was carried out through the analysis of school documents, such as the multiannual Management plan (PPG) and the Rules of Procedure, as well as the application of semi-structured interviews, seeking to identify the perceptions of the team Practices of violence in everyday school life. The data found were analyzed in light, mainly from authors such as Abramovay (2002), Blaya (2002), Charlot (2002), Debarbieux (2001). The results of this research corroborate the literature, with regard to the identification of violence as a cultural phenomenon and that encompasses several spheres of society beyond the walls of the school. The data also make it possible to infer that the collective and participatory action of management is a preponderant factor for coping with violence and characterizes a democratic management that involves the different actors in the process, including the family and the community. But our research brings something unusual, which we had not detected in other studies consulted that is the coherence of the speech of the managers interviewed with the sayings of PPG.
Palavras-chave: Escola pública
Administração da educação escolar
Violência na escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Educação
Citação: SANTOS, Vitor Claudio dos. Violência escolar e gestão na rede pública estadual de São Paulo: análise de uma escola técnica em esportes. Orientador: Prof. Dr. Roberto Gimenez. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/321
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITOR CLAUDIO DOS SANTOS.pdfDissertação1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.