Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A educação como direito: a permanência como princípio na educação profissional integrada ao ensino médio
Autor(es): Kiessling, Hélio Fritz
Primeiro Orientador: Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo
Segundo Orientador: Almeida, Júlio Gomes
Resumo: Nesta dissertação, são apresentados os resultados de uma pesquisa cujo objeto é a permanência do estudante na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. A permanência é vista como um resultado do princípio da igualdade de condições para garantir o direito à Educação. O objetivo principal é verificar como a permanência na escola tem sido tratada na legislação e outras normativas brasileiras e serve de base para a elaboração das normas e ações desenvolvidas no referido Instituto, com vistas a criar condições para que os estudantes permaneçam na EPTNM. Este trabalho abrange as políticas públicas para a EPTNM e como ocorre sua implementação no campus São Paulo do IFSP. No desenvolver da pesquisa, optou- se pela abordagem qualitativa de cunho exploratório e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa documental da legislação federal, com sua respectiva regulamentação, por meio de normas ministeriais e outras regras que orientam o trabalho da instituição pesquisada no que diz respeito à permanência dos estudantes na escola. Além da legislação federal e normas da instituição pesquisada, foi realizado um diálogo com autores cujos trabalhos tratam da permanência do estudante na escola (OLIVEIRA, 1999; CURY, 2002; 2008; MENESES; BATISTA, 2003; BOTO, 2005; DORE; LÜSCHER, 2011; LEITE, 2012; XIMENES, 2014; RAMOS, 2014; DAROS, 2015; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2015; LEITE, 2015; DUTRA; SANTOS, 2017; SANTOS, 2018; MATOS, 2018; ALMEIDA, 2019; SILVA; CARVALHO; GONÇALVES, 2021). A análise dos dados coletados permite afirmar que a permanência dos estudantes na escola é fundamental para a garantia do direito à Educação e que a sua efetivação tem se constituído um desafio para formuladores e gestores de políticas educacionais no Brasil. Nesse contexto, o IFSP tem desenvolvido ações voltadas à criação de condições para a permanência do estudante na Instituição.
Abstract: This dissertation presents the results of a research whose object is the student's permanence in Technical Vocational Education of Middle Level (EPTNM) at the Federal Institute of São Paulo (IFSP), São Paulo campus. Permanence is seen as a result of the principle of equality of conditions to guarantee the right to education. The main objective is to verify how the permanence in the school has been treated in the legislation and other Brazilian regulations and serves as a basis for the elaboration of the norms and actions developed in the referred Institute, with a view to creating conditions for the students to remain in the EPTNM. This work covers public policies for the EPTNM and how it is implemented in the São Paulo campus of the IFSP. In the development of the research, we opted for a qualitative approach with an exploratory nature and, as a data collection instrument, a bibliographic survey and a documentary research of the federal legislation was used, together with its respective regulation through ministerial norms and others that guide the work of the researched institution with regard to the permanence of students in school. In addition to the Federal legislation and norms of the researched institution, a dialogue was carried out with authors whose works deal with the student's permanence in school (OLIVEIRA, 1999; CURY, 2002; 2008; MENESES; BATISTA, 2003; BOTO, 2005; DORE; LÜSCHER, 2011; LEITE, 2012; XIMENES, 2014; RAMOS, 2014; DAROS, 2015; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2015; LEITE, 2015; DUTRA; SANTOS, 2017; SANTOS, 2018; MATOS, 2018; ALMEIDA, 2019; SILVA; CARVALHO; GONÇALVES, 2021). The analysis of the collected data allows us to affirm that the permanence of students in school is fundamental to guarantee the right to Education and that its implementation has been a challenge for formulators and managers of educational policies in Brazil. In this context, the IFSP has developed actions aimed at creating conditions for the student's permanence in the Institution.
Palavras-chave: Planejamento educacional
Planos de educação
Políticas educacionais
Educação profissional
Permanência na escola
Ensino médio integrado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação
Citação: KIESSLING, Hélio Fritz. A educação como direito: a permanência como princípio na educação profissional integrada ao ensino médio. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4111
Data do documento: 10-Set-2021
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