Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Infraestrutura e inclusão: uma análise do ambiente escolar para alunos com deficiência
Autor(es): Elias, Vitória Régia De Souza
Primeiro Orientador: Gimenez, Roberto
Resumo: O ambiente escolar é marcado historicamente por práticas tradicionais de ensino, que não vislumbram e nem contemplam o universo da educação especial e sobretudo a inclusão. O presente estudo teve como objetivo analisar os níveis de inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar e suas relações com a infraestrutura, em escolas públicas e privadas. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e delinamento de levantamento de campo (survey). A pesquisa foi realizada em duas Universidades e uma Faculdade, todas localizadas na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os participantes corresponderam a 142 estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação – Licenciatura nas referidas Universidades e egressos recém formados no período de 2018 à 2019. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, construídos pela pesquisadora: um para captação de participantes: 1) Triagem - Ficha de Inscrição, e o outro para compreensão da infraestrutura das escolas, níveis de inclusão e sua relação com a população estudada: 2) Questionário Avaliativo da Infraestrutura Escolar, seus Espaços Adjacentes e os Níveis de Inclusão de Alunos com Deficiência. O levantamento de dados, foi realizado individualmente, por meio da ferramenta Google Forms, sendo encaminhado os links de acesso aos formulários via e-mail, grupo do WhatsApp e Telegram aos estudantes participantes da pesquisa. Após a coleta, os dados foram digitados (codificados e em alguns casos agrupados) em uma planilha eletrônica do programa Excel versão 2010, e posteriormente tratados estatisticamente com o software R version 4.0.3 (2020-10- 10). Os resultados obtidos foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial e demonstraram que os alunos com deficiência, quando acessam escolas de ensino regular e classes comuns, não conseguem atingir os níveis de inclusão (físico, social e funcional/pedagógico) de maneira integral e que as infraestruturas das escolas não estão adequadas para recebê-los, resultando na exclusão dos mesmos. Entretanto, os dados mostraram que entre os alunos com deficiência segundo o que lhe é ofertado, foram os com deficiência física, seguido intelectual, auditivo e o mais excluído foi o visual. Assim, mostra-se a necessidade de mais estudos que se debruçam sob a importância da infraestrutura na inclusão, aprendizagem e interação dos alunos com deficiência, tanto na percepção deles, quanto nos demais atores envolvidos nesse processo.
Abstract: The school environment is historically marked by traditional teaching practices, which do not envision or contemplate the universe of special education and, above all, inclusion. This study aimed to analyze the levels of inclusion of children with disabilities in the school environment and their relationship with infrastructure, in public and / or private schools. It was a descriptive research, with a quantitative approach and a survey. The research was carried out in two Universities and a Faculty, all located in the East Zone of the city of São Paulo. The participants corresponded to 142 students duly enrolled in undergraduate courses - Graduation in the aforementioned Universities and recent graduates from 2018 to 2019. For data collection, two instruments were used, built by the researcher: one for attracting participants: 1) Screening - Registration form, and the other to understand the school infrastructure, levels of inclusion and its relationship with the population studied: 2) Evaluation Questionnaire on School Infrastructure, its Adjacent Spaces and the Levels of Inclusion of Students with Disabilities. The data collection was carried out individually, using the Google Forms tool, and the access links to the forms were sent via email, WhatsApp group and Telegram to the students participating in the research. After collection, the data were entered (coded and in some cases grouped) in an Excel spreadsheet 2010 version, and later statistically treated with the software R version 4.0.3 (2020-10-10). The results obtained were analyzed using descriptive and inferential statistical techniques and demonstrated that students with disabilities, when they access regular schools and common classes, are unable to reach the inclusion levels in an integral way and that the school infrastructure is not adequate to receive them, resulting in their exclusion.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação especial
Alunos com deficiência
Infraestrutura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa Pós-Graduação de Mestrado em Educação
Citação: ELIAS, Vitória Régia De Souza. Infraestrutura e inclusão: uma análise do ambiente escolar para alunos com deficiência. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4115
Data do documento: 18-Fev-2021
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