Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A implementação do ensino remoto emergencial no município de Mongaguá/SP: tensões e desafios na perspectiva dos(as) diretores(as) das escolas municipais
Título(s) alternativo(s): Implementation of emergency remote teaching in the municipality of Mongaguá/SP: tensions and challenges from the municipal school principals perspective
Autor(es): Sehnem, Edmar Lucas Ferreira
Primeiro Orientador: Martins, Angela Maria
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar tensões e desafios, impostos pela pandemia da Covid19, vividos pelos diretores(as) escolares da rede de educação do município de Mongaguá, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) no Estado de São Paulo. Em 2020, medidas de distanciamento social foram adotadas gerando angústias e incertezas, afetando o cotidiano presencial das escolas. Assim, foram adotadas normativas oficiais, elaboradas pelo Departamento de Educação Municipal (DEM), que orientaram a implementação de um modelo de ensino remoto, denominado emergencial. Para explorar seus impactos este estudo/pesquisa se propôs a contextualizar tais normativas e compreendê-las considerando as percepções de diretores(as) escolares que foram responsabilizados(as) por sua implementação. Assim, a pesquisa teve caráter qualitativo exploratório e, para seu desenvolvimento, foi proposto uma triangulação de dados (STAKE, 2011), adquiridos por meio de estudos correlatos e literatura da área (ADRIÃO, 2007; DOURADO, 2009; MARTINS, 2018; MARANGONI, 2020 dentre outros) e de documentos oficiais preconizados pelos governos municipal, estadual e federal (Lei n. 13.979/2020; Portaria MEC n. 376/2020; Lei n. 13.987/2020 dentre outras). O trabalho foi complementado com a escuta de 8 gestores(as) que se manifestaram por meio de um questionário, online, constituído por eixos temáticos: (1) Perfil; (2) Orientações e ações adotadas pela rede municipal para o ensino remoto e distanciamento social; (3) Ações implementadas pela gestão de escolas municipais; e (4) Desafios, preocupações e incertezas e um espaço aberto para que os(as) respondentes pudessem dissertar livremente. Os dados sistematizados foram explorados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). As análises revelam que, apesar do grande esforço de adaptação e adequação ao contexto inusitado, ocasionado pela pandemia, ainda há uma grande lacuna entre a efetivação das ações planejadas, e o que de fato seria a garantia do direito à educação, ao processo de aprendizagem dos alunos e de suporte aos(às) diretores(as). Em suma, as ações e diretrizes adotadas pelo município, para o ensino remoto emergencial e a implementação das diretrizes e orientações do DEM, nas unidades escolares, incitaram um campo de tensão provocado pela ausência de um plano de ação que considerasse as reais condições de aplicabilidade do ensino remoto emergencial e sua efetivação. Conclui-se que o cenário que emergiu da pesquisa revelou um panorama bastante desafiador, incerto e permeado por possibilidades de ressignificação da escola e da gestão escolar, sobretudo para as rotinas profissionais dos(as) diretores(as).
Abstract: This study aims to present tensions and challenges, imposed by the Covid19 pandemic, experienced by school principals of the education network in the municipality of Mongaguá, located in the Metropolitan Region of Baixada Santista (RMBS) in the State of São Paulo. In 2020, social distancing measures were adopted, generating anguish and uncertainties, affecting the face-to-face daily life of schools. Thus, official regulations were adopted, prepared by the City Department of Education (DEM), which guided the implementation of a remote teaching model, called emergency. To explore its impacts, this study/research set out to contextualize such regulations and understand them considering the perceptions of school principals who were responsible for its implementation. Thus, the research had an exploratory qualitative character and, for its development, a triangulation of data was proposed (STAKE, 2011), acquired through related studies and literature in the area (ADRIÃO, 2007; DOURADO, 2009; MARTINS, 2018; MARANGONI , 2020, among others) and official documents recommended by the municipal, state and federal governments (Law No. 13.979/2020; MEC Ordinance No. 376/2020; Law No. 13.987/2020, among others). The work was complemented by listening to 8 managers who expressed themselves through an online questionnaire, consisting of thematic axes: (1) Profile; (2) Guidelines and actions adopted by the municipal network for remote teaching and social distancing; (3) Actions implemented by the management of municipal schools; and (4) Challenges, concerns and uncertainties and an open space for respondents to speak freely. Systematized data was explored through content analysis (BARDIN, 1979). The analyzes revealed that, despite the great effort to adapt and adjust to the unusual context caused by the pandemic, there is still a large gap between the implementation of planned actions, and what would in fact be the guarantee of the right to education, to the learning process of students and support to principals. In short, the actions and guidelines adopted by the municipality, for emergency remote teaching and the implementation of DEM guidelines and orientations, in school units, incited a field of tension caused by the absence of an action plan that considered the actual conditions of the emergency remote teaching applicability and its effectiveness. It is concluded that the scenario emerged from the research revealed a very challenging, uncertain panorama, permeated by possibilities of re-signification of the school and school management, especially for the professional routines of the principals.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Implementação de políticas públicas
Ensino remoto emergencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: SEHNEM, Edmar Lucas Ferreira. A implementação do ensino remoto emergencial no município de Mongaguá/SP: Tensões e desafios na perspectiva dos(as) diretores(as) das escolas municipais. 2022. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4257
Data do documento: 2-Fev-2022
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