Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4260
Tipo: Dissertação
Título: Letramento acadêmico na pós-graduação: oficinas de práticas acadêmicas
Autor(es): Genoveze, Eliana Cassia
Primeiro Orientador: Bôas, Lúcia Villas
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção de mestrandos e doutorandos participantes das oficinas de escrita acadêmica ofertadas por uma universidade privada da grande São Paulo de modo a discutir sobre algumas das práticas de letramento na pós-graduação e sua relação com as dificuldades dos estudantes neste processo. Para tanto, a investigação foi fundamentada em autores da área dos estudos de letramento, sobretudo Brian Street e Paula Carlino, de modo a discutir perspectivas em relação à interpretação, produção e leitura científica. Assim, em que pese o contexto pandêmico, entre 2020 e 2021, foram acompanhadas virtualmente 22 oficinas nas quais foram aplicados a seus participantes, um questionário eletrônico. Os resultados apontaram que, embora os participantes das oficinas se configurassem como um público bastante heterogêneo, a grande maioria expressou dificuldade com a própria escrita acadêmica, com a interpretação de textos e com o uso de regras gramaticais afirmando ainda, sentir-se pouco familiarizado com a escrita científica ainda que tenha indicado experiência com a elaboração de resenhas. De modo geral, o estudo mostrou que as oficinas acadêmicas podem se efetivar como espaço para expressão e valorização das vozes dos pós-graduandos, oferecendo suporte acadêmico para a compreensão de suas necessidades e, ao mesmo tempo, investigando sobre suas relações com a recepção de uma nova modalidade discursiva.
Abstract: The objective of this research was to identify the perception of master’s and doctoral students participating in academici writing workshops offered by a provate university in the greater São Paulo in order to discuss some of the literacy practices in postgraduate studies and their relationship with the difficulties of students in this field process.Therefore, the investigation was based on author in the área of literacy studies, specially Brian Street and Paula Carlino, in order to discuss perspectives in relation to interpretation, production and scientific Reading. Thus, in the pandemic contexto, between 2020 and 2021, 2022 workshops wewe virtually followed in wich na eletrocnic questionnaire was Applied to their participants. The results showed that, although the participants of the workshops were a very heterogeneous audience, the vast majority expressed difficulty with their own academic writing, with even though he has indicated experience withwriting reviews. In general, the study showed that academici workshops can be effective as a space for expression. And appreciantion of the voices of graduate students, offering academic support for understandingtheir needs and, at the same time, investgating of a new discursive modality.
Palavras-chave: Letramento acadêmico
Oficinas
Pós-Graduação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação
Citação: GENOVEZE, Eliana Cassia. Letramento acadêmico na pós-graduação: oficinas de práticas acadêmicas. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, São Paulo, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4260
Data do documento: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Eliana.pdfDissertação3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.