Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Polidocência na educação superior a distância: a organização das funções docentes
Autor(es): Silva, Simone Cezário da
Primeiro Orientador: Marangoni, Ricardo Alexandre
Resumo: A pesquisa trata da polidocência na educação superior a distância e, vincula-se à linha de Políticas Públicas de Educação. O crescimento desta modalidade de ensino instaura diversas discussões, dentre elas, os papéis assumidos pelo professor. A relevância deste estudo encontra-se em compreender as funções exercidas pelo professor, em um cenário que as Instituições de Ensino Superior (IES) organizam as funções docentes, inserindo-os ora como professor, tutor ou conteudista. O objetivo geral é examinar a organização das funções docentes da educação superior a distância, com base no conceito de polidocência. Os objetivos específicos buscam: (a) identificar as diferentes formas de atuação dos professores na educação superior a distância; (b) analisar as funções docentes na educação superior a distância, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); (c) correlacionar a organização das funções docentes do PDI e o estabelecido pela legislação. Deste modo, tem-se a pergunta norteadora: como se organizam as funções docentes nas instituições de ensino superior analisadas? O referencial teórico conta com as contribuições acerca do conceito de polidocência oferecidas por Mill (2006; 2014), e suporte bibliográfico de Belloni (2015), Moran (2000) entre outros. A metodologia, de cunho documental, aproximou-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005) dos PDIs de duas IES privadas. Após a análise dos dados, constatou-se que a polidocência é uma realidade na Educação a Distância dentro das IES analisadas; as funções docentes estão direcionadas para a atuação do professor como formador, conteudista e tutor virtual ou presencial, sendo organizadas de acordo com a dinâmica de cada instituição; nos PDIs, notou-se a necessidade de maior clareza sobre os papéis do professor, abrindo espaço para novos estudos. A pesquisa contribui sobremaneira para estudos que buscam compreender o papel do professor da EaD no atual contexto do ensino superior brasileiro.
Abstract: The research deals with polyteaching in distance higher education and is linked to the line of Public Education Policies. The growth of this teaching modality establishes several discussions, among them, the roles assumed by the teacher. The relevance of this study lies in understanding the functions performed by the teacher, in a scenario that Higher Education Institutions (HEI) organize the teaching functions, inserting them sometimes as a teacher, tutor or content writer. The general objective is to examine the organization of teaching functions in distance higher education, based on the concept of polyteaching. The specific objectives seek to: (a) identify the different ways in which teachers act in distance higher education; (b) analyze the teaching functions in distance higher education, based on the Institutional Development Plan (PDI); (c) to correlate the organization of PDI professors and what is defined by the legislation. Thus, the guiding question is: how are the teaching functions organized in the analyzed higher education institutions? The theoretical framework has contributions about the concept of polyteaching as supports by Mill (2006; 2014), and bibliographic support by Belloni (2015), Moran (2000) others. The methodology, of a documental nature, approached the Content Analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2005) of the IDPs of two private HEIs. After analyzing the data, it was a reality in distance education within the HEIs; the teaching functions are directed towards the teacher's role as trainer, content writer and virtual or face-to-face tutor, being organized according to the dynamics of each institution; in the PDIs, there was a need for greater clarity about the teacher's roles, opening space for new studies. The research greatly contributes to studies that seek to understand the role of the EaD teacher in the current context of brazilian higher education
Palavras-chave: Polidocência
Educação superior
Educação a distância
Funções docentes
Políticas Públicas em Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Simone Cezário da. Polidocência na educação superior a distância: a organização das funções docentes. 2022. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, São Paulo, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4262
Data do documento: 21-Fev-2022
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