Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Tipo: Dissertação
Título: Base nacional comum curricular da Educação Física: o conhecimento dos professores do ensino fundamental na cidade de São Paulo
Autor(es): Rodrigues, Simone Silva
Primeiro Orientador: Gimenez, Roberto
Resumo: Reconhecidamente, a Educação Física sofreu influências políticas, sociais e econômicas ao longo de sua trajetória. A partir dos anos 80, intensos debates foram protagonizados por profissionais da área em torno da importância e do real papel da Educação Física no contexto escolar. As políticas públicas respaldam os documentos que orientam os currículos e as práticas nas instituições escolares, buscando viabilizar atividades que possibilitem o desenvolvimento integral dos estudantes. Todavia, estas atividades atualmente são norteadas e mencionadas em um documento de âmbito federal e normativo: a Base Nacional Comum Curricular. A partir deste documento, as atividades apresentadas aos estudantes nas aulas de Educação Física e seu propósito de desenvolvimento integral passam por filtros até chegar a esse resultado final, e um destes filtros é o professor. O objetivo do presente estudo é verificar o conhecimento dos professores de Educação Física sobre a BNCC, se suas práticas vão ao encontro do que ela propõe para a Educação Física. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário (via Google Forms) e entrevista semiestruturada (remotamente) junto aos professores de escolas do ensino fundamental na cidade de São Paulo. A análise de conteúdo foi aplicada no levantamento e categorização dos dados coletados. Com os resultados, percebeu-se que os professores de Educação Física conhecem a BNCC e que suas práticas convergem com aquelas propostas por esse documento. Todavia, observou-se uma carência de aspectos relacionados à especificidade do componente curricular Educação Física no que se refere às competências e habilidades que se buscam desenvolver com as unidades temáticas por meio dos objetos de conhecimento. Também há uma visão modesta dos objetivos, considerando as possibilidades que a BNCC apresenta como proposta para os documentos elaborados pelas instituições escolares.
Abstract: Admittedly, Physical Education has suffered political, social, and economic influences throughout its trajectory. From the 1980s onwards, intense debates were carried out by professionals in the field around the importance and real role of Physical Education in the school context. Public policies support the documents that guide the curricula and practices in school institutions, seeking to facilitate activities that enable the integral development of students. However, these activities are currently guided and mentioned in a document of federal and normative scope: the National Base of Common Curriculum. From that document, the activities presented to students in Physical Education classes and their purpose of integral development go through filters until reaching such result, and one of these filters is the teacher. The objective of the present study is to verify the understanding of Physical Education teachers about the BNCC, if their practices meet what it proposes for the matter. Data collection took place through a questionnaire (via Google Forms) and a semi-structured interview (remotely) with teachers from elementary schools in the city of São Paulo. Content analysis was applied in the survey and categorization of the collected data. With the results, it was noticed that the Physical Education teachers know the BNCC and that their practices converge with those proposed by the document. However, there was a lack of aspects related to the specificity of the Physical Education curricular component with regard to the competencies and skills that are sought to be developed with the thematic units through the objects of knowledge. There is also an uptight vision of the objectives, considering the possibilities of the BNCC as a proposal for the documents prepared by the school institutions.
Palavras-chave: Educação Física
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Currículo
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: RODRIGUES, Simone Silva. P Base nacional comum curricular da Educação Física: o conhecimento dos professores do ensino fundamental na cidade de São Paulo. 2022. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, São Paulo, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4263
Data do documento: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Rodrigues.pdfDissertação2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.