Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A regulação das políticas de educação profissional e técnica: análise documental das políticas de responsabilização do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS
Autor(es): Gomes, Juliana Alexandre Soares
Primeiro Orientador: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Resumo: Esta pesquisa inscreve-se no campo de análise de políticas públicas de educação e compromete-se com a investigação da regulação das políticas de educação no ensino técnico e profissional do estado de São Paulo, administrado pela autarquia Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, sob a ótica responsabilização escolar. Seu desenvolvimento se tornou possível a partir do objetivo geral de analisar o escopo legal que normatiza e regula tais políticas, a fim de compreender se os dispositivos praticados configuram políticas de responsabilização. Apresenta também, a descrição do percurso histórico das políticas de educação profissional no Brasil, bem como, uma análise documental dos elementos de regulação para o nível técnico e profissional, como o SARESP, WebSAI, IDETEC e Bonificação por Resultados. Para o debate optou-se por um conjunto de autores que auxiliam na compreensão crítica dessa pesquisa, após um levantamento de estudos no campo teórico da educação. A pesquisa apresenta dados a partir da observância da análise de um corpus documental de ordenamentos jurídicos que regulam o ensino técnico e profissional com o olhar para as políticas de responsabilização escolar.
Abstract: This research is part of the field of analysis of public education policies and is committed to investigating the regulation of education policies in technical and professional education in the state of São Paulo, administered by the autarchy Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS , from the perspective of school accountability. Its development became possible from the general objective of analyzing the legal scope that regulates and regulates such policies, in order to understand if the provisions practiced configure accountability policies. It also presents a description of the historical course of professional education policies in Brazil, as well as a documentary analysis of the regulatory elements for the technical and professional level, such as SARESP, WebSAI, IDETEC and Bonification by Results. For the debate, we opted for a group of authors who help in the critical understanding of this research, after a survey of studies in the theoretical field of education. The research presents data from the observance of the analysis of a documentary corpus of legal systems that regulate technical and professional education with a view to school accountability policies.
Palavras-chave: Políticas públicas
Accountability
Políticas de responsabilização
CEETEPS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: GOMES, Juliana Alexandre Soares. A regulação das políticas de educação profissional e técnica: análise documental das políticas de responsabilização do Centro Estadual de Educação tecnológica Paula Souza – CEETEPS. 2022. Número de folhas 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4277
Data do documento: 13-Mai-2022
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