Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Menezes Gonçalves da-
dc.date.accessioned2023-01-20T15:05:02Z-
dc.date.available2023-01-20T15:05:02Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Menezes Gonçalves da. Educação técnica em tempos de pandemia: a percepção de alunos, professores e equipe gestora sobre o ensino remoto emergencial. 2022, 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4278-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to know the perception of students, teachers and management of a Technical School (ETEC) present in the east of São Paulo regarding the emergency remote teaching proposed in the Pandemic experienced by the spread of the COVID-19 virus. For this, an exploratory research was carried out, of a qualitative nature, from a literature review and application of a questionnaire and semi-structured interviews. The set of articles on remote teaching in Brazilian basic and public education substantiated the theoretical contribution of this study. Among the results, it is highlighted that, despite the interest of students and teachers in new technologies, emergency remote teaching was characterized by the lack of structure and access of most low-income students, of pedagogical preparation of the school team compared to EAD and the lack of face-to-face contact in the teaching and learning process. These factors, added to the economic context currently experienced in Brazil, intensify the social and educational inequality that was already underway in the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação técnicapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTecnologias de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleEducação técnica em tempos de pandemia: a percepção de alunos, professores e equipe gestora sobre o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040606725075312pt_BR
dc.contributor.advisor1Passone, Eric Ferdinando Kanai-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0305-6734pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134304275514452pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção de alunos, professores e gestão de uma Escola Técnica (ETEC) presente na zona leste de São Paulo a respeito do ensino remoto emergencial proposto na Pandemia vivida pela disseminação do vírus COVID- 19. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, a partir de revisão de literatura e aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas. O conjunto de artigos sobre o ensino remoto na educação básica e publica brasileira consubstanciou o aporte teórico deste estudo. Dentre os resultados destaca-se que, apesar do interesse dos alunos e professores em novas tecnologias, o ensino remoto emergencial se caracterizou pela falta de estrutura e acesso da maioria dos alunos de baixa renda, de preparo pedagógico da equipe escolar em comparação ao Ensino a Distância e a falta do contato presencial no processo de ensino e aprendizagem. Esses fatores somados ao contexto econômico vivido atualmente no Brasil intensificam a desigualdade social e educacional que já estava em curso no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Menezes.pdf.pdfDissertação2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.