Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de vida: a perspectiva dos professores que atuam no ensino médio nas escolas técnicas estaduais do Estado de São Paulo - ETECS
Autor(es): Tepedino, Alice Mara
Primeiro Orientador: Furlanetto, Ecleide Cunico
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Escolas Técnicas Estaduais- ETECS estão vivendo a implantação do trabalho com projetos de vida no Ensino Médio com habilitação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa (auto)biográfica norteada por estudos desenvolvidos por autores como Delory- Momberger (2006; 2016), Josso (2007; 2010), Passeggi (2008; 2010; 2011; 2020) e Boutinet (2019). Os procedimentos de produção de dados foram o questionário e a entrevista narrativa pautada nos pressupostos de Jovchelovitch e Bauer (2008). Os resultados demonstram que os professores percebem que o projeto de vida envolve dimensões técnicas e existenciais. Entretanto, por não se sentirem preparados, demandam por mais subsídios para mediar o trabalho com projetos de vida. Quanto aos alunos, os docentes afirmam que esses não têm clareza do que se trata um projeto de vida e de sua importância, porém, à medida em que se inteiram, engajam-se no trabalho.
Abstract: The research aims to investigate how teachers of Technical Schools State-ETECS are living the implementation of work with life projects in high school with professional qualification. This is a qualitative research based on the principles of (auto)biographical research guided by studies developed by authors such as Delory-Momberger (2006; 2016), Josso (2007; 2010), Passeggi (2008; 2010; 2011; 2020) and Boutinet (2019). The data production procedures were the questionnaire and the narrative interview based on the assumptions of Jovchelovitch and Bauer (2008). The results show that teachers realize that the life project involves technical and existential dimensions. However, because they do not feel prepared, they demand more subsidies to mediate the work with life projects. As for students, teachers say that they do not have clarity about what is a life project and its importance, but as they learn, they engage in work.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio
Narrativas
Pesquisa (Auto)biográfica
Projeto de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: TEPEDINO, Alice Mara. Projeto de vida: a perspectiva dos professores que atuam no ensino médio nas escolas técnicas estaduais do Estado de São Paulo - ETECS. 2022, 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Data do documento: 11-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice versao final.pdfDissertação2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.