Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTepedino, Alice Mara-
dc.date.accessioned2023-03-28T12:14:33Z-
dc.date.available2023-03-28T12:14:33Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.citationTEPEDINO, Alice Mara. Projeto de vida: a perspectiva dos professores que atuam no ensino médio nas escolas técnicas estaduais do Estado de São Paulo - ETECS. 2022, 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4546-
dc.description.abstractThe research aims to investigate how teachers of Technical Schools State-ETECS are living the implementation of work with life projects in high school with professional qualification. This is a qualitative research based on the principles of (auto)biographical research guided by studies developed by authors such as Delory-Momberger (2006; 2016), Josso (2007; 2010), Passeggi (2008; 2010; 2011; 2020) and Boutinet (2019). The data production procedures were the questionnaire and the narrative interview based on the assumptions of Jovchelovitch and Bauer (2008). The results show that teachers realize that the life project involves technical and existential dimensions. However, because they do not feel prepared, they demand more subsidies to mediate the work with life projects. As for students, teachers say that they do not have clarity about what is a life project and its importance, but as they learn, they engage in work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPesquisa (Auto)biográficapt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.titleProjeto de vida: a perspectiva dos professores que atuam no ensino médio nas escolas técnicas estaduais do Estado de São Paulo - ETECSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1985-4244pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731622522703361pt_BR
dc.contributor.advisor1Furlanetto, Ecleide Cunico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482444929146466pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Escolas Técnicas Estaduais- ETECS estão vivendo a implantação do trabalho com projetos de vida no Ensino Médio com habilitação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa (auto)biográfica norteada por estudos desenvolvidos por autores como Delory- Momberger (2006; 2016), Josso (2007; 2010), Passeggi (2008; 2010; 2011; 2020) e Boutinet (2019). Os procedimentos de produção de dados foram o questionário e a entrevista narrativa pautada nos pressupostos de Jovchelovitch e Bauer (2008). Os resultados demonstram que os professores percebem que o projeto de vida envolve dimensões técnicas e existenciais. Entretanto, por não se sentirem preparados, demandam por mais subsídios para mediar o trabalho com projetos de vida. Quanto aos alunos, os docentes afirmam que esses não têm clareza do que se trata um projeto de vida e de sua importância, porém, à medida em que se inteiram, engajam-se no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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