Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4580
Tipo: Dissertação
Título: Por que o artista vai à escola? as intervenções artístico-culturais no ambiente escolar do Sudoeste da grande São Paulo
Autor(es): Lima, Josias Patriolino de
Primeiro Orientador: Villas Bôas, Lucia Pintor Santiso
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar as motivações que levam artistas de diversas expressões a se apresentarem em escolas da região sudoeste da Grande São Paulo. Como referenciais teóricos, foram utilizadas as discussões realizadas por Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Maria da Conceição Passeggi, Bernardete A. Gatti, dentre outros. A região pesquisada inclui a cidade de Itapecerica da Serra, cidades próximas como Embu das Artes e Taboão da Serra e bairros paulistanos como os de Campo Limpo e Capão Redondo. Participaram da pesquisa oito integrantes do Grupo de Poetas Itapoesia, sediado em Itapecerica da Serra, e que têm atuado na organização de saraus, mostras e exposições em escolas da região. Foi aplicado questionário com roteiro semiestruturado e a análise dos resultados indicou que os participantes são motivados, sobretudo, pela proposta de contribuir com a formação artística dos estudantes.
Abstract: This work aims to identify the motivations that lead artists of different expressions to perform in schools in the southwest region of Greater São Paulo. As theoretical references, we used the discussions carried out by Jorge Larrosa, Ana Mae Barbosa, Maria da Conceição Passeggi, Bernadette A. Gatti, among others. The region surveyed includes the city of Itapecerica da Serra, nearby cities such as Embu das Artes and Taboão da Serra and São Paulo neighborhoods such as Campo Limpo and Capão Redondo. Eight members of the Grupo de Poets Itapoesia, headquartered in Itapecerica da Serra, who have been involved in the organization of soirees, shows and exhibitions in schools in the region, took part in the research. A questionnaire with a semi-structured script was applied and the analysis of the results indicated that the participants are motivated, above all, by the proposal to contribute to the artistic training of students.
Palavras-chave: Expressões artísticas
Intervenção artística
Motivação
Artistas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: LIMA, Josias Patriolino de. Por que o artista vai à escola? as intervenções artístico-culturais no ambiente escolar do Sudoeste da grande São Paulo. 2021, 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4580
Data do documento: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Josias P Lima.pdfDissertação1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.