Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4795
Tipo: Dissertação
Título: A implementação da Lei 10.639/03 na rede pública municipal de São Paulo (2013-2019): compreensão e adesão dos professores que atuam no ensino fundamental
Autor(es): Cardoso, Eduardo
Primeiro Orientador: Santos, Alexsandro do Nascimento
Resumo: A presente investigação concentra-se nos estudos de implementação de políticas educacionais e se relaciona à linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação” do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. O objetivo central da investigação é identificar, analisar e compreender: a) os padrões de compreensão dos professores, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, sobre as dinâmicas sócio-raciais presentes na sociedade brasileira e seus impactos nos processos de escolarização; b) compreensão e adesão desses profissionais às recomendações exaradas nas políticas públicas de educação das relações étnico-raciais e c) a percepção desses profissionais sobre sua própria capacidade para realizar ações pedagógicas de enfrentamento ao racismo no cotidiano das escolas. Metodologicamente, a pesquisa combinou estratégias de orientação qualitativa e quantitativa e a coleta de dados foi feita mediante análise da legislação municipal vigente, dos registros da política de formação de professores e da aplicação de uma survey, na forma de questionário eletrônico, que alcançou 58 escolas municipais de ensino fundamental.
Abstract: The present research focuses on studies of educational policy implementation and is related to the research line "Public Policies of Education" of the Postgraduate Studies of the Universidade Cidade de São Paulo (City University of São Paulo) Education Program. The main objective of this research is to identify, analyze and understand: a) understanding patterns of teachers who work in the final years of elementary school about the socioracial dynamics present in Brazilian society and theirimpacts on the schooling processes; b) understanding and adherencepatterns of these professionals to the recommendations expressed in education publicpolicies of ethnic-racial relations; and c) the perception of these professionals about their own ability to carry out pedagogical actions against racism on everyday school life. Methodologically, the research combined qualitative and quantitative strategies, and data have been collected by analyzing the current city legislation, as well as the teachers training policy records, and also through a survey, in the form of an electronicquestionnaire, which was sent to 58 city elementary schools.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Educação - Discriminação
Discriminação racial - Educação
Políticas Públicas em Educação
Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003.
Educação - Brasil
Racismo - Brasil
Movimento étnico - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: CARDOSO, Eduardo. A implementação da Lei 10.639/03 na rede pública municipal de São Paulo (2013-2019): compreensão e adesão dos professores que atuam no ensino fundamental. 2023, 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/4795
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Cardoso.pdfDissertação2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.