Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente durante a pandemia da Covid-19: um estudo com professoras/es dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Martha Marques Teixeira
Primeiro Orientador: Villas Bôas, Lucia Pintor Santiso
Resumo: A forma com que a pandemia da covid-19 se inseriu no tecido social trouxe desafios para além das questões sanitárias ao impactar amplamente o sistema educacional e o trabalho docente. Este estudo, parte integrante do programa de pesquisa “Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica”, desenvolvido pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, teve como objetivo refletir sobre o “trabalho docente" na pandemia a partir do referencial da teoria das representações sociais, ainda que de forma pontual, considerando o contexto do ensino remoto emergencial. Para tanto, fez-se um recorte no banco de dados do referido programa, analisando as respostas de 2.905 professoras e professores dos anos finais do ensino fundamental do estado de São Paulo, que responderam um questionário on-line contendo questões abertas e fechadas na plataforma Survey Monkey, no primeiro semestre de 2020. Os dados foram processados com o auxílio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), originando o perfil socioprofissional dos participantes e o espectro de como se deram as atividades educacionais no ensino remoto emergencial. Já a questão aberta “Na sua opinião, o momento pelo qual estamos passando vai levar a uma valorização ou a uma desvalorização do trabalho docente? Justifique.” foi analisada com o auxílio do programa de estatística textual Alceste (Analyse Lexical par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte). Os resultados indicaram que: a) os participantes da pesquisa formam um corpo docente majoritariamente composto por pessoas do sexo feminino com mais de 15 anos de docência, jornada de trabalho de 31 a 40 horas semanais, divididas, sobretudo, em dois turnos na rede pública estadual de ensino; b) as atividades educacionais tiveram um incremento significativo de trabalho no ensino remoto, e o uso das redes sociais por meio das tecnologias digitais foi a principal estratégia adotada pela escola e pelos professores; c) elementos que envolvem “aspectos pedagógicos vinculados ao processo ensino- aprendizagem” estão presentes na composição das opiniões do grupo que acredita que o momento vai levar a uma valorização do trabalho docente, mas ausentes no grupo que acredita em uma desvalorização. Ao ecoar a voz dos professores e considerando uma investigação fundada na perspectiva epistemológica do olhar psicossocial associado à proposta teórica, os dados levantados nesta pesquisa imprimem maior legitimidade às discussões sobre o trabalho docente e fornecem elementos adicionais para se pensar a temática sob o ponto de vista da constituição identitária e perspectivas sobre a carreira docente, bem como pavimentam um legado para orientar eventuais situações emergenciais vindouras.
Abstract: The way in which the pandemic of covid-19 was inserted into the social fabric brought challenges beyond health issues by widely impacting the educational system and the teaching work. This study, an integral part of the research program "School education in times of pandemic in the view of Basic Education teachers", developed by the Departamento de Pesquisas Educacionais [Department of Educational Research] of Fundação Carlos Chagas, aimed to reflect on the "teaching work" in the pandemic from the referential of the theory of social representations, although in a specific way, considering the context of emergency remote education. To do so, a cut was made in the database of the program, analyzing the answers of 2.905 teachers of the final years of elementary school in the state of São Paulo, who answered an online questionnaire containing open and closed questions in the Survey Monkey platform, in the first semester of 2020. The data were processed with the help of the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) program, originating the socio-professional profile of the participants and the spectrum of how the educational activities in emergency remote teaching took place. On the other hand, the open question "In your opinion, will the moment we are going through lead to an appreciation or devaluation of the teaching work? Justify." was analyzed with the help of the textual statistics program Alceste (Analyse Lexical par Context d'un Ensemble de Segments de Texte). The results indicated that: (a) the research participants form a teaching staff mostly composed of females with more than 15 years of teaching, working hours of 31 to 40 hours per week, divided mainly in two shifts in the state public school network; (b) educational activities had a significant increase of work in remote teaching, and the use of social networks through digital technologies was the main strategy adopted by the school and teachers; c) elements involving "pedagogical aspects linked to the teaching-learning process" are present in the composition of the opinions of the groups that believes that the moment will lead to an appreciation of the teaching work, but absent in the groups that believes in a devaluation. By echoing the voice of the teachers and considering an investigation founded on the epistemological perspective of the psychosocial view associated with the theoretical proposal, the data collected in this research lends greater legitimacy to the discussions about the teaching work and provides additional elements to think about the theme from the point of view of identity constitution and perspectives on the teaching career, as well as paving a legacy to guide possible future emergency situations
Palavras-chave: Covid-19
Ensino fundamental
Trabalho docente
Representações sociais
Representações profissionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: PEREIRA, Martha Marques Teixeira. Trabalho docente durante a pandemia da Covid-19: um estudo com professoras/es dos anos finais do ensino fundamental. Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Villas Bôas. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5061
Data do documento: 16-Fev-2023
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