Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEzidro, Célia Pereira dos Santos-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:56:55Z-
dc.date.available2023-06-07T12:56:55Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationEZIDRO, Célia Pereira dos Santos. Percepções de docentes de creche: um estudo pautado no método Q. Orientadora: Profa. Dra. Adelina de Oliveira Novaes. 2022. 73f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5062-
dc.description.abstractThe research sought to investigate the perceptions of nursery teachers about their work consid- ering seven dimensions: role of the family, teacher training, view of society, nursery space, working conditions, pedagogical practices, and right to nursery. The participants were 15 nur- sery teachers, 8 of them from the city of Santo André, state of São Paulo, and 7 from the city of Jiquiriçá, state of Bahia. The bibliographical reference was based on publications fo- cused on the right to education and studies of early childhood education, especially nursery educa- tion. The study used the Q methodology with regard to the production, systematization, and processing of the data. The participation of the respondents was entirely on-line, due to the confinement caused by the covid-19 pandemic. The average time to complete the instrument was 30 minutes. In each dimension there were 10 items, totaling 70 sentences for the rating. After the Q-factor processing, performed by the Q-Method Software, in the 15 participants' orderings it was possible to deduce 4 factors, considered as categories of meaning: (1) "Nursery is a space of the child's right"; (2) "relationship between cultural goods and citizenship"; (3) "support for the exercise of teaching"; (4) "Nursery as an educational space”. The data produced allowed the identification of the meanings lent by the two groups of teachers to the items high- lighted in the four factors, which points to formative possibilities for daycare educators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectMetodologia Qpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPercepção docentept_BR
dc.titlePercepções de docentes de creche: um estudo pautado no método Qpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4280-255Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541882096365503pt_BR
dc.contributor.advisor1Novaes, Adelina de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2028-2837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753854726358178pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa buscou investigar as percepções de docentes de creche a respeito de seu trabalho considerando sete dimensões: papel da família, formação docente, visão da sociedade, espaço da creche, condições de trabalho, práticas pedagógicas e direito à creche. As participantes foram 15 docentes atuantes em creche, 8 delas do município de Santo André, estado de São Paulo, e 7 do município de Jiquiriçá, estado da Bahia. O referencial bibliográfico aportou-se em publicações centrados no direito à educação e estudos da educação infantil, em especial da educação em creches. O estudo recorreu à metodologia Q no que concerne à produção, sistematização e processamento dos dados. A participação das respondentes foi totalmente on-line, devi- do ao confinamento provocado pela pandemia de covid-19. O tempo médio de preenchimento do instrumento foi de 30 minutos. Em cada dimensão havia 10 itens, totalizando 70 frases para a classificação. Após o processamento da fatorial Q, realizado pelo Q-Method Software, nas ordenações das 15 participantes foi possível depreender quatro fatores, considerados como categorias de sentido: (1) “Creche é um espaço de direito da criança”; (2) “relação entre bens culturais e cidadania”; (3) “suporte ao exercício da docência”; (4) “Creche como espaço educacional”. Os dados produzidos possibilitaram a identificação dos sentidos emprestados pelos dois grupos de docentes aos itens em destaque nos quatro fatores, o que aponta para possibilidades formativas de educadoras e educadores de creche.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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