Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O uso das práticas pedagógicas que envolvem os princípios do jogo e da gamificação sob a percepção dos alunos
Autor(es): Alves, Edina Amelia
Primeiro Orientador: Martins, Ida Carneiro
Resumo: Há um processo contínuo em avaliar se as aplicações das práticas pedagógicas que envolvam jogos e gamificação são adequadas do ponto de vista do professor. Todavia, observa-se então uma lacuna em relação à avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do aluno, ou seja, até que ponto o aluno se satisfaz e julga benéfica à construção do seu aprendizado por meio das estratégias que utilizam esses recursos. Observando tal condição é que se estabeleceu a questão que norteou o trabalho: - Qual a percepção dos alunos em relação às práticas pedagógicas que envolvem princípios de jogo e gamificação? Na busca em responder tal questionamento, o objetivo da pesquisa foi investigar a percepção que os alunos têm sobre o processo ensino e aprendizagem desenvolvidos a partir de práticas pedagógicas que se utilizem de princípios dos jogos e da gamificação, com vistas a verificar como consideram a vivência de tal processo. A pesquisa foi de natureza qualitativa e aplicada no desenvolvimento de práticas pedagógicas desenvolvidas pela pesquisadora e registradas num diário de campo que teve a finalidade de auxiliar as análises dos dados. Num segundo momento, os alunos responderam a um questionário que se baseou na teoria do Flow desenvolvida por Mihaly Csikszntmihalyi, que explica um estado de funcionamento mental do indivíduo, quando este está tão imerso em atividades específicas, que se esquece das condições do espaço e do tempo o levando a uma “experiência ótima”. Além disso, durante as aulas, se utilizou do modelo de avaliação de Kirkpatrick e como equivalente à proposta do flow, foi usado como parâmetro de conhecimento. A análise interpretativa dos dados se deu por meio do inter-relacionamento entre os princípios teóricos elencados e os dados obtidos. Conclui-se que embora muitos alunos tenham indicado apreciar o processo de aprendizado por meio de jogo e gamificação, os resultados não demonstraram unanimidade, compreende-se, portanto, que cabe ao professor admitir que as práticas pedagógicas devem observar a diversidade dos alunos. A avaliação das metodologias de ensino, inclusive pelos próprios alunos, deve ser considerada como um instrumento norteador de retomada de processo, ponderando a intervenção pedagógica intencional e reflexiva.
Abstract: There is a continuous process of evaluating whether the applications of pedagogical practices involving games and gamification are appropriate from the teacher's point of view. However, there is then a gap in relation to the evaluation of pedagogical practices from the student's perspective, that is, to what extent the student is satisfied and considers beneficial the construction of his learning through strategies that use these resources. Observing this condition, the question that guided the work was established: - What is the students' perception in relation to pedagogical practices that involve game and gamification principles? In seeking to answer this question, the objective of the research was to investigate the perception that students have about the teaching and learning process developed from pedagogical practices that use the principles of games and gamification, with a view to verifying how they consider the experiencing such a process. The research was of a qualitative nature and applied in the development of pedagogical practices that were developed by the researcher and registered in a field diary that had the purpose of helping data analysis. In a second moment, the students answered a questionnaire that was based on the Flow theory developed by Mihaly Csikszntmihalyi, which explains an individual's state of mental functioning, when he is so immersed in specific activities, that he forgets the conditions of space and environment. time leading you to an “optimal experience”. In addition, during classes, Kirkpatrick's evaluation model was used and, as an equivalent to the flow proposal, it was used as a knowledge parameter. The interpretative analysis of the data took place through the interrelationship between the theoretical principles listed and the data obtained. It is concluded that although many students indicated that they enjoyed the learning process through games and gamification, the results did not show unanimity. The evaluation of teaching methodologies, including by the students themselves, should be considered as a guiding instrument for resuming the process, considering intentional and reflective pedagogical intervention.
Palavras-chave: Jogo
Ensino Técnico
Práticas Pedagógicas
Gamificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: ALVES, Edina Amelia. O uso das práticas pedagógicas que envolvem os princípios do jogo e da gamificação sob a percepção dos alunos. Orientadora: Profa. Dra. Ida Carneiro Martins. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5063
Data do documento: 16-Fev-2023
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