Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Edina Amelia-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:15:04Z-
dc.date.available2023-06-07T13:15:04Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationALVES, Edina Amelia. O uso das práticas pedagógicas que envolvem os princípios do jogo e da gamificação sob a percepção dos alunos. Orientadora: Profa. Dra. Ida Carneiro Martins. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5063-
dc.description.abstractThere is a continuous process of evaluating whether the applications of pedagogical practices involving games and gamification are appropriate from the teacher's point of view. However, there is then a gap in relation to the evaluation of pedagogical practices from the student's perspective, that is, to what extent the student is satisfied and considers beneficial the construction of his learning through strategies that use these resources. Observing this condition, the question that guided the work was established: - What is the students' perception in relation to pedagogical practices that involve game and gamification principles? In seeking to answer this question, the objective of the research was to investigate the perception that students have about the teaching and learning process developed from pedagogical practices that use the principles of games and gamification, with a view to verifying how they consider the experiencing such a process. The research was of a qualitative nature and applied in the development of pedagogical practices that were developed by the researcher and registered in a field diary that had the purpose of helping data analysis. In a second moment, the students answered a questionnaire that was based on the Flow theory developed by Mihaly Csikszntmihalyi, which explains an individual's state of mental functioning, when he is so immersed in specific activities, that he forgets the conditions of space and environment. time leading you to an “optimal experience”. In addition, during classes, Kirkpatrick's evaluation model was used and, as an equivalent to the flow proposal, it was used as a knowledge parameter. The interpretative analysis of the data took place through the interrelationship between the theoretical principles listed and the data obtained. It is concluded that although many students indicated that they enjoyed the learning process through games and gamification, the results did not show unanimity. The evaluation of teaching methodologies, including by the students themselves, should be considered as a guiding instrument for resuming the process, considering intentional and reflective pedagogical intervention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleO uso das práticas pedagógicas que envolvem os princípios do jogo e da gamificação sob a percepção dos alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3278364672909307pt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ida Carneiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7140-1598pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316783235568969pt_BR
dc.description.resumoHá um processo contínuo em avaliar se as aplicações das práticas pedagógicas que envolvam jogos e gamificação são adequadas do ponto de vista do professor. Todavia, observa-se então uma lacuna em relação à avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do aluno, ou seja, até que ponto o aluno se satisfaz e julga benéfica à construção do seu aprendizado por meio das estratégias que utilizam esses recursos. Observando tal condição é que se estabeleceu a questão que norteou o trabalho: - Qual a percepção dos alunos em relação às práticas pedagógicas que envolvem princípios de jogo e gamificação? Na busca em responder tal questionamento, o objetivo da pesquisa foi investigar a percepção que os alunos têm sobre o processo ensino e aprendizagem desenvolvidos a partir de práticas pedagógicas que se utilizem de princípios dos jogos e da gamificação, com vistas a verificar como consideram a vivência de tal processo. A pesquisa foi de natureza qualitativa e aplicada no desenvolvimento de práticas pedagógicas desenvolvidas pela pesquisadora e registradas num diário de campo que teve a finalidade de auxiliar as análises dos dados. Num segundo momento, os alunos responderam a um questionário que se baseou na teoria do Flow desenvolvida por Mihaly Csikszntmihalyi, que explica um estado de funcionamento mental do indivíduo, quando este está tão imerso em atividades específicas, que se esquece das condições do espaço e do tempo o levando a uma “experiência ótima”. Além disso, durante as aulas, se utilizou do modelo de avaliação de Kirkpatrick e como equivalente à proposta do flow, foi usado como parâmetro de conhecimento. A análise interpretativa dos dados se deu por meio do inter-relacionamento entre os princípios teóricos elencados e os dados obtidos. Conclui-se que embora muitos alunos tenham indicado apreciar o processo de aprendizado por meio de jogo e gamificação, os resultados não demonstraram unanimidade, compreende-se, portanto, que cabe ao professor admitir que as práticas pedagógicas devem observar a diversidade dos alunos. A avaliação das metodologias de ensino, inclusive pelos próprios alunos, deve ser considerada como um instrumento norteador de retomada de processo, ponderando a intervenção pedagógica intencional e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edina Amelia Alves.pdfDissertação3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.