Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Educação estética, teatro e narrativas (auto)biográficas: experiências de discentes do projeto de teatro jovens em atuação
Autor(es): Araújo, Kaylla Ariane Prado Barros
Primeiro Orientador: Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
Resumo: O presente estudo foi produzido durante a pandemia ocasionada pela Covid-19 e tem como objetivo compreender o sentido da Educação Estética, mediada pelo teatro, como possibilidade de desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos no espaço escolar. O objeto deste estudo são as experiências estéticas vivenciadas pelos sujeitos reveladas nas narrativas (auto)biográficas produzidas por meio do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, de dez discentes que participaram do projeto de teatro Jovens em Atuação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, no estado de São Paulo. A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: as narrativas (auto) biográficas dos estudantes participantes do projeto Jovens em Atuação, produzidas no dispositivo “Colcha de Retalhos” em suas dimensões escrita, pictórica e oral. Elege-se para o estudo a transcrição das narrativas orais. As narrativas escritas e os retalhos, dimensão da narrativa pictórica, serão utilizadas como forma de aprofundar a compreensão das narrativas orais. Adota-se como referencial teórico o conceito de Educação Estética em Schiller (2002) que reside na articulação entre o sensível e a razão e de experiência estética em Perissé (2009); a estética da massificação da indústria cultural em Adorno (2020); em Freire (2021, 2019) a estética como desenvolvimento da autonomia e emancipação e em Boal (2019, 1982) o conceito de teatro como forma de libertação das opressões sociais. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso (2002; 2006; 2007) e Passeggi (2017; 2011); para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos” contamos com Berkenbrock-Rosito (2009; 2014; 2015). A imagem do retalho é analisada pelos estudos de Penn (2008). Os dados são organizados utilizando a Análise Temática, em Jovchelovitch e Bauer (2008) e compreendidos sob o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). Os resultados do estudo são apresentados por meio de três categorias aglutinadas em Autoconhecimento, Aprendizagem e Diálogo. Assim, os dados revelam que, por meio do autoconhecimento, a dimensão estética na Educação mediada pelo teatro no espaço escolar, como uma forma de aprendizagem, possibilita o desenvolvimento da emancipação e autonomia dos sujeitos ancorados por uma boniteza: a relação dialógica entre professor e aluno.
Abstract: The present study was produced during the pandemic caused by Covid-19 and it aims to comprehend the meaning of Aesthetic Education, through the theater, as possible way of developing the autonomy and the emancipation of subjects in the school space possible. The object of the study is the aesthetic experiences tried by the subjects revealed in the (auto)biographical narratives, through the device training program “Patchwork”, by 10 students who participated in the Youth in Action theater project, promoted by São Sebastião Municipal Department of Education, in the state of São Paulo. The chosen methodology is a documental analysis of primary source: as oral narratives of the students who are part of the project Youth in Action, produced in the device “Patchwork” in the written, pictorial and oral dimensions. The methodology adopted of data collection was carried out through the training device “Patchwork”, which was also used to produce the researcher's (auto)biographical narrative as well as their written narratives and the patches made by them as a way of deepening their comprehension of oral narratives treated as historical documents that allow the verification of meaningful aspects for the extension of the comprehension about capacity of the subjects. For that, it is admitted as a theoretical reference the concept of Aesthetic Education in Schiller (2002) which resides in the articulation between the sensible and the reason and of aesthetics experience in Perissé (2009); the aesthetics of cultural industry massification in Adorno (2020); in Freire (2021, 2019) aesthetics as the development of autonomy and emancipation in Boal (2019, 1982) the concept of theater as a form of liberation from social oppression. The development of this research is permeated by the concepts related to (self-)biographical narratives, through Josso (2002; 2006; 2007) and Passeggi (2017; 2011); to support the device “Patchwork” we rely on Berkenbrock-Rosito (2009; 2014; 2015). The image of the retail is analyzed by the studies of Penn (2008). The data are comprehended by the hermeneutic approach in the perspective of Gadamer (2000) and we used thematic analysis, in Jovchelovitch and Bauer in (2008). It was pointed out for the apprehension of the aforementioned objective, three categories agglutinated in Self-knowledge, Learning and Dialogue. Thus, the data revealed that through the self-learning the aesthetic education through the theater in the school space, as allows the development of emancipation and autonomy of subjects permeated by a dialogic and “beautiful” relationship between teacher and student.
Palavras-chave: Educação estética
Teatro
Colcha de retalhos
Narrativas (auto)biográficas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: ARAÚJO, Kaylla Ariane Prado Barros. Educação estética, teatro e narrativas (auto)biográficas: experiências de discentes do projeto de teatro jovens em atuação. Orientadora: Profa. Dra. Margaréte May Berkenbrock-Rosito. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5065
Data do documento: 7-Mar-2023
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