Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Diretor escolar: a formação continuada da secretaria da educação do Estado de São Paulo
Autor(es): Leandro, Rosângela Pinheiro
Primeiro Orientador: Marangoni, Ricardo Alexandre
Resumo: O estudo vinculado a linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, tem como objetivo investigar a formação continuada de diretores escolares a partir do documento orientador chamado “Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEDUC-SP” (SÃO PAULO, 2019). A pesquisa, de abordagem qualitativa, está estruturada em três etapas complementares: a primeira, expõe alguns aspectos da política educacional no período de 1995 a 2022, momento em que o PSDB esteve a frente do governo do Estado; a segunda, constitui-se do corpus teórico, relacionado a discussão sobre a formação do diretor escolar (PARO, 2009; ANDRADE, 2012; MEDEIROS, 2019; JESUS, 2020 e outros) e as implicações do gerencialismo na educação escolar e no trabalho do diretor (TORRES, 2005; CASTRO, 2006; PARENTE, 2015, 2017; MARANGONI, 2017; RODRIGUES, 2018 e outros); e a terceira, baseia-se na análise do documento orientador mencionado. Desse modo, surge uma questão norteadora: a formação continuada apregoada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) associa-se a perspectiva gerencial ou democrática? A partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010; FRANCO, 2012), os resultados indicam uma formação alicerçada na concepção gerencial, apesar de o discurso da Secretaria sustentar a gestão democrática. Também se constata que há uma expansão silenciosa do gerencialismo nas unidades escolares e, esta investigação, vem contribuir no sentido de compreender os desafios que enfrentam os diretores de escola comprometidos com a gestão democrática.
Abstract: The study linked to the research line "Public Policies of Education", of the Postgraduate Program in Education of the City University of São Paulo, aims to investigate the continuing education of school principals from the guiding document called "Guidelines for Continuing Education for Managers of SEDUC-SP" (SÃO PAULO, 2019). The research, of qualitative approach, is structured in three complementary stages: the first, exposes some aspects of educational policy in the period from 1995 to 2022, a time when the PSDB was at the head of the state government; the second, constitutes the theoretical corpus, related to the discussion on the training of the school principal (PARO, 2009; ANDRADE, 2012; MEDEIROS, 2019; JESUS, 2020 and others) and the implications of managerialism in school education and the work of the principal (TORRES, 2005; CASTRO, 2006; PARENTE, 2015, 2017; MARANGONI, 2017; RODRIGUES, 2018 and others) and; the third, is based on the analysis of the mentioned guiding document. Thus, a guiding question arises: is the continuing education proclaimed by the Secretary of Education of the State of São Paulo (SEDUC-SP) associated with the managerial or democratic perspective? Based on Content Analysis (BARDIN, 2010; FRANCO, 2012), the results indicate a training based on the managerial conception, despite the discourse of the Secretariat sustains the democratic management. It is also found that there is a silent expansion of managerialism in school units, and this research contributes to understanding the challenges faced by school principals committed to democratic management.
Palavras-chave: Diretor escolar
Formação continuada
Políticas públicas em educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: LEANDRO, Rosângela Pinheiro. Diretor escolar: a formação continuada da secretaria da educação do Estado de São Paulo. Orientadora: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Marangoni. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5109
Data do documento: 7-Mar-2023
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