Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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dc.creatorLeandro, Rosângela Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-06-26T17:08:42Z-
dc.date.available2023-06-26T17:08:42Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.citationLEANDRO, Rosângela Pinheiro. Diretor escolar: a formação continuada da secretaria da educação do Estado de São Paulo. Orientadora: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Marangoni. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5109-
dc.description.abstractThe study linked to the research line "Public Policies of Education", of the Postgraduate Program in Education of the City University of São Paulo, aims to investigate the continuing education of school principals from the guiding document called "Guidelines for Continuing Education for Managers of SEDUC-SP" (SÃO PAULO, 2019). The research, of qualitative approach, is structured in three complementary stages: the first, exposes some aspects of educational policy in the period from 1995 to 2022, a time when the PSDB was at the head of the state government; the second, constitutes the theoretical corpus, related to the discussion on the training of the school principal (PARO, 2009; ANDRADE, 2012; MEDEIROS, 2019; JESUS, 2020 and others) and the implications of managerialism in school education and the work of the principal (TORRES, 2005; CASTRO, 2006; PARENTE, 2015, 2017; MARANGONI, 2017; RODRIGUES, 2018 and others) and; the third, is based on the analysis of the mentioned guiding document. Thus, a guiding question arises: is the continuing education proclaimed by the Secretary of Education of the State of São Paulo (SEDUC-SP) associated with the managerial or democratic perspective? Based on Content Analysis (BARDIN, 2010; FRANCO, 2012), the results indicate a training based on the managerial conception, despite the discourse of the Secretariat sustains the democratic management. It is also found that there is a silent expansion of managerialism in school units, and this research contributes to understanding the challenges faced by school principals committed to democratic management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretor escolarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.titleDiretor escolar: a formação continuada da secretaria da educação do Estado de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744374170843878pt_BR
dc.contributor.advisor1Marangoni, Ricardo Alexandre-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4080-0673pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008931694506135pt_BR
dc.description.resumoO estudo vinculado a linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, tem como objetivo investigar a formação continuada de diretores escolares a partir do documento orientador chamado “Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEDUC-SP” (SÃO PAULO, 2019). A pesquisa, de abordagem qualitativa, está estruturada em três etapas complementares: a primeira, expõe alguns aspectos da política educacional no período de 1995 a 2022, momento em que o PSDB esteve a frente do governo do Estado; a segunda, constitui-se do corpus teórico, relacionado a discussão sobre a formação do diretor escolar (PARO, 2009; ANDRADE, 2012; MEDEIROS, 2019; JESUS, 2020 e outros) e as implicações do gerencialismo na educação escolar e no trabalho do diretor (TORRES, 2005; CASTRO, 2006; PARENTE, 2015, 2017; MARANGONI, 2017; RODRIGUES, 2018 e outros); e a terceira, baseia-se na análise do documento orientador mencionado. Desse modo, surge uma questão norteadora: a formação continuada apregoada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) associa-se a perspectiva gerencial ou democrática? A partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010; FRANCO, 2012), os resultados indicam uma formação alicerçada na concepção gerencial, apesar de o discurso da Secretaria sustentar a gestão democrática. Também se constata que há uma expansão silenciosa do gerencialismo nas unidades escolares e, esta investigação, vem contribuir no sentido de compreender os desafios que enfrentam os diretores de escola comprometidos com a gestão democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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