Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A inclusão de alunos com deficiência intelectual: uma análise sob a ótica das práticas pedagógicas
Autor(es): Macedo, Gabriel Silva
Primeiro Orientador: Gimenez, Roberto
Resumo: O presente estudo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, SP, teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas e os comportamentos dos docentes em salas regulares de ensino com estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental I, em uma escola pública da cidade de São Paulo. Tratou-se de um estudo quantitativo e qualitativo, tendo como instrumento o método de observação Stallings e diário de bordo para nortear e registrar o tempo utilizado em práticas pedagógicas dos docentes, com análise estatística do software livre e gratuito R e análise descritiva. Fizeram parte deste estudo, 2 docentes que possuíam em uma das turmas que lecionam no mínimo a presença de 1 estudante com deficiência intelectual e outra turma sem a presença de estudante com deficiência intelectual, a turma com a presença de estudante com deficiência intelectual foi composta de em média de 42 estudantes, dentre eles, 2 estudantes com deficiência intelectual, e a turma de estudantes sem a presença de estudante com deficiência intelectual composta de em média 46 estudantes. Os dados obtidos evidenciam que, na turma com a presença de estudante com deficiência intelectual, os docentes adotaram práticas pedagógicas mais pautadas em atividades individuais sem interação do estudante com deficiência com os outros estudantes em sala. O estudo indicou ainda que, ao contrário do que se pensava anteriormente, a presença de um estudante com deficiência intelectual em sala de aula regular não é um impeditivo para o desenvolvimento da aula e dos outros alunos. Concluímos que, articular as práticas pedagógicas com a formação docente é importante para desenvolvimento de práticas pedagógicas e que apenas reproduzir práticas não garante o ensino e aprendizagem, os docentes precisam atualizar-se com as pesquisas e práticas atualizadas sobre práticas pedagógicas que visam a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual para que possam fazer adaptações e criações eficientes.
Abstract: This study, linked to the Study and Research Group on Learning, Development and Inclusion in Basic Education of the Postgraduate Program in Education at Universidade Cidade de São Paulo, SP, aimed to review the pedagogical practices developed and the behavior of teachers in regular classrooms with students with intellectual disability enrolled in elementary school I in a public school in the city of São Paulo. This was a quantitative and qualitative study, using the Stallings observation method and field diary as an instrument to guide and record the time used in the teachers’ pedagogical practices, with statistical analysis of the open and free software R and descriptive analysis. This study included 2 teachers who had, in one of the classes that they teach, at least 1 student with an intellectual disability and another class without a student with an intellectual disability, the class with the student with an intellectual disability was composed of an average of 42 students, including 2 students with intellectual disability, and the class without the student with an intellectual disability was composed of an average of 46 students. The obtained data show that, in the class with student with intellectual disability, teachers adopted pedagogical practices based more on individual activities without interaction between the student with disability and the other students in the classroom. The study also indicated that, contrary to what was previously thought, the presence of a student with intellectual disability in a regular classroom is not an impediment to the development of the class and the other students. We conclude that, articulating pedagogical practices with teacher training is important for the development of pedagogical practices and that just reproducing practices does not guarantee teaching and learning, teachers need to update themselves with research and updated practices on pedagogical practices that aim at the inclusion of students. students with intellectual disabilities so that they can make efficient adaptations and creations.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas inclusivas
Deficiência intelectual
Práticas educativas inclusivas
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: MACEDO, Gabriel Silva. A inclusão de alunos com deficiência intelectual: uma análise sob a ótica das práticas pedagógicas. Orientador: Prof. Dr. Roberto Gimenez. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5118
Data do documento: 23-Fev-2023
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