Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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dc.creatorRamos, Vera Silvia Ferreira Teixeira-
dc.date.accessioned2023-07-07T12:56:50Z-
dc.date.available2023-07-07T12:56:50Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationRamos, Vera Silvia Ferreira Teixeira. A EAD na graduação presencial: que dizem as egressas de uma instituição particular do Município de São Paulo. 2022, 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5211-
dc.description.abstractThe technological advancements, in particular the world wide web, have brought to college education huge changes in its form of offering, especially from 1996, with the publication of Law nº 9394/96, which had inserted distance education into formal education. This dissertation aimed to analyse the distance education in the college presential education through the perspective of graduates of an particular college institution in São Paulo city about the curricular components taught at distance. To active that goal, the research methodology used was qualitative with semi-structured online interview application, it was applied with 03 graduates of pedagogy and nursing courses that had their curricular matrix changed during their studies, that started to take classes in the distance modality. For the theoretical substantiation, searches were carried out in the Digital Bank of Theses and Dissertations, Capes and Google Scholar journal portal. The data analysis was based on the studies of Minayo (2012). The results shows that graduates have found it difficult to access and use the necessary electronic equipment to follow- up classes. The graduates also mentioned the low use of the tools available in virtual learning environments by teachers, the feeling of absence of the professor figure and the need to change the learning attitude towards distance education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCruzeiro do Sul Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGraduação Semipresencialpt_BR
dc.subjectGraduação EADpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleA EAD na graduação presencial: que dizem as egressas de uma instituição particular do Município de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1238908241330109pt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ida Carneiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7140-1598pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316783235568969pt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos, em especial, a rede mundial de internet, trouxeram para a educação superior grandes mudanças em sua modalidade de oferta, especialmente, a partir de 1996, com a publicação da Lei nº 9394/1996 que inseriu a educação a distância na educação formal. Logo depois, a Portaria nº1134/2016 ampliou a oferta de disciplinas, para todos os cursos presenciais de graduação em 20%, a qual foi revogada pela Portaria nº 1428/2018 que ampliou o limite de 40% para os cursos presenciais. Observando tal condição, estabelecemos, enquanto problema da pesquisa, a seguinte questão: Qual a percepção que egressas de cursos presenciais de graduação têm sobre a modalidade EAD na graduação presencial? Na busca de responder à tal questão, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de egressas, advindas de cursos presenciais e que tiveram de 20% a 40% da matriz curricular ofertada na modalidade a distância, Para o desenvolvimento da investigação, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizamo-nos de entrevistas semiestruturadas com três egressas de cursos de uma instituição particular do município de São Paulo, os quais tiveram alteração de sua matriz curricular, durante o seu curso, passando a ter aulas na modalidade EaD. Para a análise dos dados, apoiamo-nos nos pressupostos da análise interpretativa com base na Minayo (2012). Os resultados demonstraram que as egressas encontraram dificuldades de acesso e utilização de equipamentos eletrônicos necessários ao acompanhamento das aulas, a pouca utilização pelos professores das ferramentas disponíveis, nos ambientes virtuais de aprendizagem, o sentimento de ausência da figura do professor e a necessidade de mudança de atitude de aprendizagem perante a EaD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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