Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre a organização, o acompanhamento e a observação dos contextos de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Campanha, Matilde Aparecida da Silva Franco
Primeiro Orientador: Novaes, Adelina de Oliveira
Resumo: O estudo teve o objetivo de detalhar diferentes configurações dos contextos de aprendizagem a partir do exposto no documento Currículo da Cidade – Educação Infantil, da cidade de São Paulo. Os registros das itinerâncias da pesquisadora em 27 unidades de educação infantil, distribuídas nos 13 territórios da Diretoria Regional de Educação da Secretaria de Educação do município de São Paulo, foram sistematizados em duas dimensões: (a) Organizadores de contexto e (b) Intencionalidade docente. Ambas as dimensões foram estudadas por meio de cinco categorias: Interações, Tempo, Espaço, Materialidades e Narrativas. No que concerne à categoria Tempo, o foco residiu nos momentos de cuidado, alimentação, descanso e propostas livres/dirigidas. A investigação acerca da categoria Espaço foi orientada pela caracterização da diversidade de linguagens que potencializam as aprendizagens, o desenvolvimento e as interações. Os registros feitos sobre as materialidades, tal como sugere o nome, descreveram os diferentes materiais pedagógicos, materiais do cotidiano em especial no que diz respeito às texturas, às funcionalidades à estrutura e à potência para a investigação. O estudo sobre Interações teve como ponto de investimento as relações e as atitudes entre crianças e adultos, com o material, entre as crianças. A dimensão Narrativa foi entendida como o fio que conduz os processos de escuta, participação e efetivação da aprendizagem e do desenvolvimento. Dado o caráter exploratório do estudo, não houve pretensão de comparação das unidades, mas intuito de oferecer certa amplitude na descrição de um panorama sobre os contextos de aprendizagem organizados para e com as crianças. Após a sistematização dos dados produzidos, foi possível identificar que o princípio de educar e cuidar de forma indissociável ainda não foi amplamente apropriado. A organização do trabalho docente se organiza de forma dissonante com o que foi anunciado no Currículo da Cidade – EI e com a Normativa de Registro, rompendo com outro princípio que é o de participação dos bebês e crianças no cotidiano.
Abstract: The aim of this study was to detail the different configurations of learning contexts based on what is set out in the City Curriculum - Early Childhood Education document for the city of São Paulo. The records of the researcher's itinerancies in 27 early childhood education units, distributed across the 13 territories of the Regional Directorate of Education of the Department of Education of the city of São Paulo, were systematised into two dimensions: (a) Context organisers and (b) Teacher intentionality. Both dimensions were studied using five categories: Interactions, Time, Space, Materialities and Narratives. Regarding the Time category, the focus was on moments of care, feeding, rest and free/quided proposals. The investigation into the Space category was guided by the characterisation of the diversity of languages that enhance development, learning and interactions. The materiality records, as the name suggests, described the different teaching materials and everyday materials, especially in terms of textures, functionalities, structure, and research potential. The study of Interactions focussed on relationships and attitudes between children and adults, with the material and between children. The Narrative dimension was understood as the thread that drives the processes of listening, participation and the realisation of learning and development. Given the exploratory nature of the study, there was no intention to compare the units, but rather to offer a certain breadth in the description of an overview of the learning contexts organised for and with the children. After systematising the data produced, it was possible to identify that the principle of inseparable education and care has not yet been widely adopted. Teaching work is organised in a way that disagrees with what was announced in the City Curriculum and with the Registration Regulations, breaking with another principle, which is the participation of babies and children in everyday life.
Palavras-chave: Contextos de aprendizagem
Intencionalidade docente
Educação infantil
Planejamento docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Cruzeiro do Sul Educacional
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: CAMPANHA, Matilde Aparecida da Silva Franco. Um estudo sobre a organização, o acompanhamento e a observação dos contextos de aprendizagem na educação infantil. Orientadora: Profa. Dra. Adelina Novaes. 2024. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/5997
Data do documento: 9-Fev-2024
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