Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Escolarização de alunos chineses: realidade e desafios de inclusão numa escola privada de educação básica no município de São Paulo
Autor(es): Ribeiro, Soraya Magnani Lobo Costa
Primeiro Orientador: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Resumo: A presente pesquisa investigou a problemática acerca da escolarização e inclusão de alunos chineses a partir de estudo qualitativo e exploratório, em uma escola da rede privada do município de São Paulo. O referencial teórico crítico adotado possibilitou a abordagem dos aspectos históricos dos movimentos migratórios de chineses no Brasil, o estatuto do imigrante e o direito à educação, as políticas públicas educacionais bem como a complexidade do campo de estudos de migração e educação. Em relação ao aspecto metodológico, este estudo realizou pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Como ferramenta para o levantamento de dados, foram elaborados dois questionários estruturados para o estudo, com perguntas qualitativas. Os questionários foram aplicados durante a visita ao colégio a cada um dos atores que trabalham nessa instituição escolar: mantenedora, diretora, secretária, coordenadora e professores dos segmentos educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio. Os resultados obtidos mostram certa contradição referente ao discurso sobre a inclusão de alunos estrangeiros/chineses na sala de aula e as práticas educativas efetivas: por um lado, a equipe gestora que almeja a inclusão escolar e garantir a formação integral do ser humano, e, por outro, a realidade factual dos professores que lidam com as tensões relativas às práticas educativas com esses alunos, tais como, a necessidade de trabalhar com a diversidade multicultural, a barreira da língua, a falta de programas e/ou cursos de aprendizagem da língua portuguesa, a ausência de participação dos familiares etc. Desse modo, a ausência de políticas públicas direcionadas especificamente para a garantia do direito à educação de alunos estrangeiros bem como a inexistência de propostas pedagógicas e/ou programas no âmbito da escola em estudo revelam que ainda há muito por fazer em relação à inclusão e à escolarização desses alunos no país.
Abstract: The present research investigated the problem about schooling and inclusion of Chinese students from a qualitative and exploratory study, in a private school in São Paulo. The critical theoretical framework adopted made it possible to approach the historical aspects of Chinese migratory movements in Brazil, the status of immigrants and the right to education, public educational policies as well as the complexity of the field of migration and education studies. Regarding the methodological aspect, this study carried out bibliographic research, documentary research and field research. As a tool for data collection, two structured questionnaires were prepared for the study, with qualitative questions. The questionnaires were applied during the visit to the school to each of the actors who works in this school institution: maintainer, principal, secretary, coordinator and teachers in the segments of Early Childhood Education, Elementary School, Middle School and High School. The results obtained show a certain contradiction regarding the discourse about the inclusion of foreign / Chinese students in the classroom and the effective educational practices: on one hand, the management team that aims at school inclusion and guarantee the integral formation of the human being, and, on the other, the factual reality of teachers who deal with tensions related to educational practices with these students, such as the need to work with cultural diversity, the language barrier, the lack of language learning programs and / or courses of Portuguese Language, the lack of participation by family members, etc. Thus, the absence of public policies aimed specifically at guaranteeing the right to education of foreign students as well as the lack of pedagogical proposals and / or programs within the scope of the school under study reveals that there is still a lot to be done regarding the inclusion and education of these students in the country.
Palavras-chave: Escolarização de alunos estrangeiros
Inclusão social
Práticas pedagógicas
Políticas públicas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Citação: RIBEIRO, Soraya Magnani Lobo Costa. Escolarização de alunos chineses: realidade e desafios de inclusão numa escola privada de educação básica no município de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Eric Kanai Passone. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/920
Data do documento: 8-Mai-2020
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